Fatos e Notícias desta quinta-feira (28)
   28 de abril de 2022   │     7:17  │  0

O calote que o governo do estado levou ao comprar respiradores durante a pandemia da Covid-19 que nunca chegaram a Alagoas, voltou ao noticiário policial com operação da Policia Federal. Os alvos foram integrantes do Consórcio Nordeste, que até agora não conseguiram explicar direitinho essa compra fantasma.

No estado, várias pessoas também deverão ser alvos de investigações da Polícia Federal, enquanto o governo anterior nunca teve disposição de esclarecer a desastrada compra dos equipamentos que certamente fizeram muita falta às pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus.

Indiferença

Para quem acompanhou a preocupação de toda a sociedade com a compra dos respiradores cujo calote chegou aos R$ 5 milhões, verificou que o estado pouco ou nada fez para esclarecer a situação junto com o Consórcio Nordeste e parece que a coisa ficou por aí. Ex-secretários de Estado, auxiliares e intermediários da suposta aquisição dos equipamentos, deverão prestar contas à polícia e futuramente à Justiça.

Sem privilégios

O ex-governador que deixou o cargo para ser candidato nas eleições de outubro também pode ser um dos que deverão se explicar à Polícia Federal num futuro próximo, que na terça-feira deflagrou uma Operação Especial pelo Brasil afora. Os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema.

Chegando a vez

O ex-governador e o ex-secretário de Saúde, Alexandre Ayres, vão ter muito o que explicar sobre a compra dos respiradores, além dos preços aviltados que foram postos no mercado. O estado levou um calote, mas a conta ainda vai ser cobrada às autoridades que participaram de uma forma ou de outra da operação.

Quem diria

Numa visita institucional que fez ao desembargador Klever Loureiro para se manter em evidência, o ex-governador, ao se referir ao deputado Paulo Dantas disse que “ele é diferente de políticos oportunistas”, talvez se referindo a si próprio.

Começou

O PSB do prefeito JHC foi o primeiro partido a entrar na Justiça com uma Ação Anulatória para suspender as eleições para o governo-tampão no próximo dia 2 de maio. Este foi o primeiro de outros partidos que deverão enveredar pelo mesmo caminho. Até agora são oito candidatos ao governo e três à vice.

Esperado

Mesmo com o apoio da maioria da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Dantas sabia que iria ter intercorrências no processo eleitoral. Mesmo assim sua assessoria acredita de que não terá dificuldades para elegê-lo governador na segunda-feira.

Questionamentos

O que está sendo questionado na Justiça cujo processo chegou à 18ª Vara Civil de Maceió, é a inconstitucionalidade da lei sancionada, que segundo o advogado do PSB, Henrique

Vasconcellos é motivo suficiente para a suspensão da eleição. Uma chapa única, ou seja, com governador e vice também é pertinente para a ação e não como o próprio parlamento definiu de votações separadas para governador e vice.

Concedida

No final da tarde de ontem uma decisão da juíza Esther Manso suspendeu as eleições de segunda-feira para o governo-tampão e, com absoluta segurança, a concessão poderá ser modificada por instância superior. A projeção é de que todo esse imbróglio será decidido em Brasília.

Reação

O governador em exercício, Klever Loureiro, ao externar seu ponto de vista, qualificou a ação intentada como um “ato inadequado e antidemocrático” e que a motivação “não colabora para a preservação do princípio da harmonia e separação dos Poderes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *