Confira as notas exclusivas da Fatos e Notícias deste fim de semana
   15 de maio de 2022   │     17:19  │  0

A Assembleia Legislativa programou para este domingo as eleições para governador-tampão e vice e promete, nos bastidores, fazer uma grande festa para comemorar a indicação do deputado Paulo Dantas como o novo governador de Alagoas.

Mesmo com o caldeirão político fervendo desde alguns dias, finalmente o Supremo Tribunal Federal se pronunciou sexta-feira como estava previsto, mantendo a realização das eleições para esse domingo, embora o ministro Nunes Marques pedisse vistas do processo e a sessão fosse suspensa. Isso, entretanto, não impediu que as eleições fossem realizadas nesse domingo.

A posse do novo governador será imediata após o processo eleitoral e a transmissão de cargo poderá ocorrer ainda neste domingo. Alagoas, assim, amanhecerá na segunda-feira com novo governador que não quer perder mais tempo.

SECRETARIADO

Com os nomes já em sua agenda, espera-se para a qualquer momento, naturalmente depois das eleições, Paulo Dantas fazer o anúncio dos novos auxiliares, que deverão permanecer até o dia 31 de dezembro.

OBRA PARADA

A tão propalada construção da duplicação da rodovia entre Arapiraca e São Sebastião parece que caiu no esquecimento. No canteiro de obras apenas um ou dois servidores tomando conta do material que ficou às margens da rodovia, enquanto as máquinas foram retiradas pela construtora responsável.

MESMO RITMO

Além dessa duplicação, outra que não dá sinal de avanço é a Al-101 Norte, onde o governo anterior havia prometido sua duplicação até a cidade de Barra de Santo Antônio, o que dificilmente irá acontecer nos próximos anos.

DESAFIO

O novo governo vai ter que rebolar muito para conseguir administrar o aumento da violência no Estado, a paralisação de obras no interior, em especial da duplicação da Al-101 Norte e Arapiraca-São Sebastião, além de uma bruta dívida que enfrentará.

CORDA ESTICADA

Situação e oposição entraram mesmo num ritmo de campanha, com as redes sociais bombando com mútuas acusações aos dois maiores grupos político do estado. Esta semana as redes sociais voltaram com força a discutir a situação jurídica da eleição para escolha do futuro governador pela Assembleia Legislativa.

FECHANDO

Está praticamente confirmada a participação da deputada Jó Pereira como vice numa chapa encabeçada pelo senador Rodrigo Cunha, para o governo. Com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do prefeito de Maceió, JHC. As articulações para as próximas eleições estão de vento em popa, mas especialistas asseguram que muita coisa ainda pode acontecer às Convenções, em agosto.

VIGILANTE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Otávio Praxedes, tem se reunido com sua equipe de trabalho e orientado para fazer um combate sem trégua às fake News, abuso de poder econômico e campanha antecipada. Quem estiver passando os pés pelas mãos vai ter que prestar contas à Justiça Eleitoral.

CRESCENDO

A violência que cresce na periferia de Maceió, com disputa por pontos de drogas pelas facções que habitam os principais presídios da capital, vai requerer um trabalho de inteligência por parte das polícias militar e civil para combater o crime organizado, mesmo que o governo anterior tenha tentado cobrir o sol com a peneira. A situação começa a ficar fora de controle.

» Alimentação, bebidas e transporte, além, é claro, dos combustíveis, foram os responsáveis pelo aumento da inflação que já atingiu os dois dígitos.. » Sol e chuva são os ingredientes principais para a proliferação da dengue, zika e chikungunya que vem aterrorizando os alagoanos. » A briga de puxa-puxa entre situação e oposição finalmente chegou a um denominador comum pelo Supremo Tribunal Federal. » A SMTT informou que, a partir das 15h deste sábado (14), o tráfego de veículos em ruas dos bairros Jaraguá e Feitosa, será alterado devido à realização de eventos. A orientação por parte de equipes da SMTT acontecerá no local para garantir a segurança viária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *