Confira fatos e notícias desta quinta-feira (21)
   21 de julho de 2022   │     7:31  │  0

As denúncias de compra de votos na periferia de Maceió e, consequentemente, em todo o interior de Alagoas, não são coisas de assombrar a população alagoana, já acostumada, ao longo dos anos, a esse tipo de procedimento para quem deseja a qualquer custo o poder.

Cabe, entretanto, às autoridades aumentarem a fiscalização, denunciarem fatos à Polícia Federal e ao Tribunal Regional Eleitoral para que ganhe as eleições quem tiver serviços prestados à comunidade e apresente projetos factíveis de serem realizados.

Utilizar procedimentos escusos, como a famigerada compra de votos e ajudas circunstanciais, é caso de polícia. O que a população espera e a Justiça, também, é de que os contumazes compradores de consciências na periferia da cidade sejam identificados e punidos na forma da lei.

DENÚNCIAS

Como nesses casos a corrupção é feita na calada da noite, mesmo que determinadas figuras carimbadas ajam como intermediários, nada como se denunciar com provas esses marginais que sempre aparecem em tempo de eleições.

SUPOSTOS ESQUEMAS

Ninguém melhor do que o delegado Thiago Prado, précandidato a deputado e que denunciou supostos esquemas de compra casada de votos na Chã da Jaqueira, para descobrir quem são os malfeitores. Denunciar, sim, e agir, também.

ESPERNEANDO

A redução dos preços dos combustíveis já é uma realidade nas bombas, e isso está fazendo com que a oposição reaja, mas não critique publicamente para não se complicar nas eleições.

INSATISFEITO

Quem não anda muito satisfeito com as medidas de contenção da alta dos combustíveis é o secretário da Fazenda, George Santoro, que havia encontrado uma fórmula sorrateira de aplicar o imposto do Fecoep nos preços para oxigenar os cofres do governo.

POSSE NO TJ

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 25, em sessão solene no Tribunal de Justiça de Alagoas, a posse do novo desembargador, advogado Fábio Ferrario. Ele foi escolhido pelos advogados regularmente inscritos na OAB para integrar a lista sêxtupla do Quinto Constitucional e, posteriormente, selecionado e nomeado pelo governador Paulo Dantas.

PESQUISAS DUVIDOSAS

A população deve ficar atenta com algumas pesquisas que são realizadas por institutos ligados a político A ou político B, mesmo que tenham sido registradas no Tribunal Superior Eleitoral. Alguns números dão mesmo para desconfiar.

SAQUE

Os trabalhadores residentes em Maceió, no interior de Alagoas, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Devido às fortes chuvas, a liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS.

Os moradores das áreas afetadas na capital, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até o dia 28 de agosto. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

MUDANÇA DE GÊNERO

Os cartórios de registro civil do país registraram, no primeiro semestre deste ano, o maior número de mudanças de nome e gênero desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que regulamentou e facilitou o processo de retificação de documentos para pessoas transexuais. Foram 1.124 alterações em 2022, 43,7% a mais que o mesmo período do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *