Confira fatos e notícias desta terça-feira (27)
   27 de setembro de 2022   │     8:23  │  0

A dúvida levantada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no final da semana passada sobre a inconsistência em algumas pesquisas eleitorais, foi o assunto que já vinha sendo tratado havia muito tempo por candidatos e pela própria sociedade.

Punir exemplarmente quem não faz o dever de casa, ou seja, mesmo que a pesquisa seja oficialmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, era uma necessidade que o Congresso, através dos seus mecanismos, desse um basta nesta situação. Favorecer este ou aquele candidato próximo às eleições é uma maneira nada sutil de tentar embaralhar o processo eleitoral e que merece uma reprimenda dos órgãos oficiais.

ALERTA GERAL

Isso só chegou a ser discutido nacionalmente agora pelo deputado Arthur Lira, pela pressão que está sendo feita pelo próprio eleitorado e as divergências gritantes entre uma pesquisa e outra que implanta dúvida em cada eleitor. Na reta final de campanha, o efeito psicológico de uma pesquisa para o bem ou para o mal é devastador para os candidatos.

DEBATE

É hoje, a partir das 22h30, que os candidatos ao governo do Estado vão se encontrar frente a frente no debate patrocinado pela TV Gazeta. Ao contrário de encontros anteriores, quando alguns fugiram do debate, espera-se que todos os candidatos convidados apareçam e mostrem ao eleitorado o que podem fazer para melhorar a vida da população.

EMPATE TÉCNICO

Nas pesquisas realizadas até agora, o governador Paulo Dantas sai na frente como era esperado por estar com a máquina administrativa nas mãos, mas Fernando Collor e Rodrigo Cunha se mantêm empatados tecnicamente, enquanto Rui Palmeira luta para definir sua posição entre os primeiros colocados.

NO PÁREO

Como antigos e conhecidos institutos de opinião já erraram feio em eleições anteriores, Collor, Dantas, Cunha e Palmeira estão no páreo logo no primeiro turno, quando o eleitor vai decidir nas eleições do próximo domingo.

SEGUE AGENDA

A Comunicação do governador Paulo Dantas informa de que a agenda do candidato segue normalmente na capital e no interior, mesmo sob o bombardeio de denúncias feitas pelo seu próprio pai, Luís Dantas, nos últimos dias. Se as denúncias afetaram ou não a campanha, somente com a avaliação de novas pesquisas nas próximas 48 horas.

VALE TUDO

Enquanto três candidatos disputam voto a voto para o governo de Alagoas, candidatos proporcionais, principalmente deputados estaduais, brigam por vagas na Assembleia Legislativa. Como eleição se decide na véspera, como dizem os mais experientes, até domingo a injeção de recursos e as disputas localizadas vão tomar um ritmo mais acentuado.

FISCALIZAÇÃO

Até o próximo domingo, os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para tentar proibir o jogo sujo de alguns candidatos que sempre compraram votos nas eleições passadas. É o velho cadastro de eleitores que corre soltos na periferia de Maceió e em grandes redutos do interior do Estado.

PRESSA

Antes nem aí, agora o prefeito JHC corre para pagar os precatórios do Fundeb até o final de semana. Exatamente, como anunciado, até o dia das eleições marcadas para o próximo domingo.

VALOR PROPORCIONAL

De primeira, foi informado, entretanto, que os predatórios serão pagos proporcionalmente atingindo profissionais da educação ativos, aposentados e pensionistas. Mas, em parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *