Confira fatos e notícias desta quarta-feira (28)
   28 de setembro de 2022   │     7:49  │  0

Mais para prevenir, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o envio de tropas federais para São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e Matriz do Camaragibe, além do Pilar e de Satuba. Com o acirramento entre as forças políticas locais, o clima é tenso e, por via das dúvidas, a presença das forças federais é muito importante nesta eleição. Até a próxima sexta-feira, salvo se algo mais grave possa acontecer, o que não é previsto pelos observadores, nada impede que o Tribunal Regional Eleitoral encaminhe para o TSE novas demandas de candidatos, para que as eleições sejam realizadas com segurança.

No interior, principalmente, os termômetros dispararam nos últimos dias, e a campanha está sendo disputada com muita intensidade pelos candidatos, leiase aí a polarização para a Presidência da República e a escolha para o segundo turno dos dois candidatos ao governo de Alagoas.

DEBATE

O debate de ontem, pela TV Gazeta de Alagoas, permitiu que grande parte do eleitorado pudesse decidir quem apresentou as melhores propostas e tem condições de administrar o Estado por quatro anos. Deixando de lado as pequenas divergências entre os candidatos, o debate foi esclarecedor e mediado pelo jornalista Fábio Turci, da TV Globo.

SEM CONTRIBUIÇÃO

A baixaria política que aconteceu nos últimos dias envolvendo alguns candidatos ao governo do Estado não contribuiu em nada para o eleitorado escolher em quem vai votar no próximo domingo. As revelações em vídeos que circularam nas redes sociais diminuíram o democrático debate eleitoral e atingiram de morte o coração de algumas famílias alagoanas.

PREVISÃO

Para quem está acostumado com campanha eleitoral sabe que somente depois de abertas as urnas se saberão quem ganhou e quem perdeu. No caso da eleição para governador, os quatro candidatos mais fortes continuam no páreo, e boa parte do eleitorado vai decidir em quem votar somente no próximo domingo.

INFLUÊNCIA

O eleitorado alagoano, em uma eleição majoritária para Presidente da República, opta por votar nos outros candidatos que estejam vinculados diretamente o seu preferido para comandar os destinos do país nos próximos quatro anos. E esta perspectiva deve influir na hora de votar nos outros candidatos majoritários e proporcionais.

ÚLTIMO DIA

Amanhã, dia 29 de setembro, é o último dia neste primeiro turno do Guia Eleitoral, que retornará no dia 7 de outubro e se estenderá até o dia 28 do mesmo mês na disputa pelo governo do Estado e pela Presidência da República. A eleição também está definida, nessa segunda etapa, para o dia 30 de outubro.

ORDEM DE VOTAÇÃO

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral e para quem ainda está em dúvida, a ordem de votação foi estabelecida da seguinte maneira: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República. O TSE também autoriza o eleitor levar a colinha, ou seja, o número dos candidatos para não se complicar na hora de votar.

AMEAÇA DE GREVE

Se até amanhã a prefeitura de Maceió não decidir sobre o pedido de reajustes salariais, os agentes de saúde podem entrar em greve por tempo indeterminado. A Assembleia Geral está marcada para amanhã, dia 29, no Cepa, onde os trabalhadores vão decidir sobre a paralisação.

CONCURSOS

Os municípios de Porto Real do Colégio, São Brás e Olho d’Água Grande terão de realizar concursos públicos em 2023 após determinação da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *