Confira fatos e notícias desta segunda-feira (03)
   3 de outubro de 2022   │     12:18  │  0

Embora a movimentação tenha sido intensa durante toda a semana e com perspectivas de embates entre eleitores de Jair Bolsonaro, Lula e dos candidatos ao governo de Alagoas, a eleição foi considerada bastante normal apesar de alguns pequenos incidentes durante todo o dia. Juízes, promotores, fiscais de partidos e as próprias forças de segurança deram suporte à votação em todo o estado, garantindo o exercício democrático do voto e impedindo atos extremos de algumas alas radicais. A partir de hoje, os candidatos que foram para o segundo turno já iniciam o planejamento para uma segunda eleição onde não existe, apesar dos resultados, favoritismos. A nota destoante do final da campanha foi a apreensão de mais de R$ 146 mil pela Polícia Federal na última sexta-feira à noite, em um dos hotéis da orla marítima de Maceió, onde estariam presentes um deputado e assessores. Ninguém foi preso, mas o inquérito foi instaurado.

SEGUNDO TURNO

Como já vinha sendo apontado pelos institutos de pesquisa, a eleição para o governo do Estado será definida apenas no segundo turno, marcado para o próximo dia 30, com a disputa entre o atual governador, Paulo Dantas (MDB), que obteve 46,64% dos votos válidos , contra o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que obteve 26,79%.

EMBATE

Em novos lances, Alfredo Gaspar e o deputado Marcelo Victor fizeram denúncias um contra o outro pelas redes sociais, o que repercutiu em todo o estado de Alagoas.

NA ONDA

O ex-deputado Luiz Dantas não perdeu a oportunidade e divulgou vídeo nas redes sociais sobre o episódio, onde alertava mais uma vez seu filho, o governador Paulo Dantas.

SUBSTITUIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral agiu dentro do planejamento e substituiu, no início da votação em todo o Estado, 42 urnas que apresentaram problemas técnicos. A votação não sofreu atrasos consideráveis, com exceção de uma seção no Benedito Bentes, onde alguns eleitores esperaram sentados no chão.

CRIME AMBIENTAL

Alguns bairros da cidade de Maceió amanheceram cobertos por propaganda de candidatos, um mau exemplo que vem se refletindo ao longo de eleições passadas.

VOTAÇÃO NO PRESÍDIO

Os presidiários também tiveram a oportunidade de exercerem a sua cidadania. Duas seções foram instaladas nas unidades prisionais, uma em Maceió com 113 presos e outra no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, onde 70 presos foram às urnas.

RECORDE

Como já era esperado e pelo grande volume de campanha, o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, foi o mais votado em todo o estado de Alagoas, permitindo que outros aliados fossem puxados pelo voto de legenda.

DEDICAÇÃO

A atuação do desembargador Otávio Praxedes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, de juízes, promotores e forças públicas de segurança, foi o destaque nessas eleições. Os órgãos envolvidos evitaram conflitos, garantiram a aplicação da lei e o resultado foi uma eleição tranquila.

COBERTURA

Ao dirigir o complexo de comunicação da Organização Arnon de Mello na cobertura das eleições, o diretor executivo, Luis Amorim destacou a importância das eleições limpas, que a democracia prevaleça e que a manifestação nas urnas fossem conduzidas de forma pacífica, ordeira e democrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *