Confira fatos e notícias desta sexta-feira (25)
   25 de novembro de 2022   │     8:26  │  0

O sentimento nos bastidores político depois da decisão do ministro Alexandre de Moraes de aplicar multa de quase R$ 23 milhões ao Partido Liberal e bloquear recursos da coligação do Fundo Partidário em resposta à ação intentada para a anulação de pelo menos 279 mil urnas que estariam irregulares no segundo turno, é de que não vai acabar bem.

A reação entre políticos e comentaristas sobre o episódio, que não tem data para acabar, leva para uma tensão permanente entre as instituições, com graves reflexos junto à população brasileira. Até quando isso vai permanecer, só Deus sabe.

Enquanto o Supremo Tribunal Federal estica a corda de um lado, o Congresso Nacional inicia um movimento que pode trazer muitos prejuízos para a sociedade brasileira, ao iniciar procedimento para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os imbróglios que mexem com a vida de toda a Nação.

Ebulição

No Congresso, nas ruas, bares, restaurantes e nas redes sociais, as últimas notícias sobre possíveis irregularidades nas urnas no segundo turno têm crescido com uma velocidade impressionante, seja de um lado, seja
de outro. Na indecisão, o perigo dos ânimos ultrapassarem os limites da racionalidade.

Enciclopédia

O Instituto Arnon de Mello estará lançando, nesta sexta-feira, às 8h, no Palato do bairro do Farol, a 4ª edição da Enciclopédia dos Municípios de Alagoas. A solenidade de lançamento será presidida pelo presidente do Instituto, Fernando James, e pelo diretor executivo da OAM, Luis Amorim. Na sua 4ª edição, com sucesso absoluto, essa obra literária muito tem contribuído para ao conhecimento da população e da cultura alagoana.

Antecipando

Além da vitória do Brasil no seu primeiro jogo contra a Sérvia, o funcionário público municipal também está comemorando, nesta sexta-feira, o pagamento do salário do mês de novembro, prometido pelo prefeito JHC.

Selecionando

O governador Paulo Dantas retorna no próximo dia 28 a Maceió, depois de uma viagem de trabalho à Inglaterra, e, no início do mês de dezembro, deve definir quais os deputados estaduais que serão convidados para compor seu secretariado. Até lá comanda o Estado com bastante discrição, como é do seu feitio, o vice-governador José Wanderley Neto

Consequência

A ação impetrada pelo Partido Liberal para anular os votos de pelo menos 279 mil urnas, encontra mais uma barreira a ser transposta: a possibilidade, se for acatada como prova verdadeira, de inviabilizar os resultados das eleições para senador, deputado e governador. Essa, inclusive, é a opinião do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.

Impeachment

Se depender de alguns senadores do Partido Liberal, o ministro Roberto Barroso se submeterá a um processo de impeachment pelo Senado Federal, por ter desdenhado da situação ao responder a uma interpelação de um brasileiro em Nova York, afirmando literalmente: “Acabou, Mané, não amola”.

Crescendo

Muito embora as manifestações venham diminuindo de intensidade nos últimos dias na frente dos quartéis, a suspeita de irregularidades nas urnas pelas redes sociais continua aumentando. E os reflexos, embora alguns órgãos de comunicação não interessem dar publicidade, vêm aumentando a cada dia.

A história é outra?

O governador Paulo Dantas não tem dúvidas de que os recursos para pagamento do 13º salário dos servidores estão garantidos, mas a dúvida é de onde sairá o dinheiro. O Sindifisco tem questionado o assunto, mas a polêmica tem que ser esclarecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *