Confira fatos e notícias desta terça-feira (06)
   6 de dezembro de 2022   │     7:42  │  0

A generosidade de alguns deputados estaduais em garantir a licença-prêmio para juízes e desembargadores, derrubando o veto do governador Paulo Dantas, já está começando a refletir no seio dos servidores do Poder Judiciário, que ameaçam, inclusive, uma greve geral se suas reivindicações não forem atendidas.

Penalizando os cofres públicos em algumas dezenas de milhões de reais, e na prática a licença-prêmio foi realmente um prêmio para uma categoria privilegiada, os servidores começam a reagir, denunciando que estão há anos sem um reajuste salarial.

A decisão se entrarão ou não em greve sob a argumentação de defasagem salarial seria decidida esta semana, o que causaria danos irreparáveis aos jurisdicionados. No momento, entretanto, a insatisfação é generalizada, e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e dos Oficiais de Justiça marcham juntos ao exigir melhorias salariais.

Apreensão

Nos corredores da Assembleia Legislativa, o clima é de apreensão e por certo quem votou pela derrubada do veto vai ter, mais cedo ou mais tarde, que se explicar para os sindicatos e para a própria população alagoana.

Indiferença

O que mais tem estimulado o movimento entre os sindicatos dos trabalhadores é a indiferença, segundo eles, de como o assunto de reposição salarial vem sendo empurrado com a barriga durante anos. A corda esticou e pode estourar, confidenciam servidores do Tribunal de Justiça.

Desconto indevido

Muitos servidores aposentados pelo INSS estão reclamando de descontos indevidos nos seus contracheques, sem autorização, beneficiando uma entidade chamada Conafer. E o pior: o INSS não encontra uma solução e pelo aplicativo aí é que não se resolve nada. Alguns descontos chegam até a R$ 111,51.

Prática recorrente

Essa situação vem acontecendo desde o ano de 2020 e o contribuinte insiste que nunca, em tempo algum, autorizou qualquer desconto para a entidade supracitada e o INSS não dá explicações. Caso para a Polícia Federal.

Mantidos

Durante o final de semana ,o governador Paulo Dantas sacramentou a permanência de alguns secretários para o próximo mandato, o que já era previsto por interlocutores do Palácio República dos Palmares. Estão garantidos o secretário de Segurança, Flávio Saraiva, a secretária do Gabinete Civil, Luiz Barreiros, a secretária do Planejamento, Renata dos Santos, Joaldo Cavalcante, da Comunicação, George Santoro, da Fazenda, além do delegado-geral da Polícia Civil e Paulo Amorim, comandante-geral da Polícia Militar.

Estragos

Bastaram menos de 24 horas para as fortes chuvas caídas de domingo para segunda afetarem bastante a cidade de Maceió. Crateras, deslizamentos e alagamentos, além de acidente de trânsito na Avenida Fernandes Lima foram os problemas mais recorrentes.

Celeridade

O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas Orlando Rocha Filho determinou, ontem, que o juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos dê celeridade ao processo que julga a legalidade do contrato de limpeza urbana da prefeitura de Arapiraca. O contrato é alvo de apuração por parte de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara do Município na semana passada.

Licitação

Na decisão, o desembargador destaca que a empresa Ciano Soluções Ambientais não deve participar do processo licitatório sozinha, como acontece atualmente. Ele manteve a habilitação da empresa M. Construções e Serviços LTDA. para estar presente na licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *