Fatos e Notícias desta quinta-feira (14)
   14 de abril de 2022   │     8:27  │  0

A possibilidade da judicialização por parte de alguns partidos de oposição sobre as eleições do governador tampão, não tem incomodado a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A eleição no dia 2 de maio, obedecerá ao que reza a Constituição e por isso dificilmente haverá algum impasse que possam transferir as eleições para outra data.

Caso acontecesse algum imprevisto e o Poder Judiciário entendesse que necessitaria se debruçar sobre a demanda da oposição, o mandato do desembargador Klever Loureiro automaticamente seria prorrogado. A possibilidade, entretanto, está muito longe de acontecer.

Lei é clara

De acordo com a Lei 8.576 de 19 de janeiro de 2022 no seu artigo 1º, estabelece que “vagos os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado nos 2 últimos anos do período governamental, a eleição para preenchimento dos cargos é feita pelo sufrágio dos Deputados integrantes da Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária, marcada para tal fim de 30 dias depois da última vaga”. Ou seja, no dia 2 de maio.

Circulando

Independentemente de ainda não ter sido indicado pela Assembleia Legislativa para governador tampão, o deputado Paulo Dantas tem circulado com desenvoltura por todos os órgãos do governo.

Judicialização

Corre solto nos bastidores políticos de que existe realmente a possibilidade de a eleição para governador tampão ser judicializada. Isso faria com que o mandato do governador em exercício, Klever Loureiro, fosse estendido por mais trinta dias.

Preterida

Se depender do senador Renan Calheiros sua companheira de partido, a senadora Simone Tebet não será candidata à Presidência da República pelo MDB. Compromissado com o ex-presidente Lula, Calheiros trabalha para inviabilizar Simone do processo eleitoral.

Mudança no Porto

A Administração do Porto de Maceió terá novo dirigente a partir dos próximos dias. Sai Dagoberto Omena e entra Diogo Holanda, que tem uma relação próxima com o prefeito Renato Resende, do Pilar.

Impasse

Mesmo que a Braskm venha anunciando que 97% dos atingidos pela mineração no bairro do Pinheiro e adjacências já tenham resolvido sua situação, na prática a situação não é bem assim. Muitos moradores reclamam da demora e das condições para resolver os problemas relacionados às indenizações.

Insatisfação

A reavaliação dos imóveis no bairro do Pinheiro deve contar, a partir dos próximos dias, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A compensação financeira não tem agradado centenas de usuários que ainda estão com suas situações pendentes junto à Braskem.

Protesto

Servidores municipais fizeram um protesto ontem pela manhã em frente à Secretaria Municipal de Gestão para que a prefeitura atenda ao pedido de 16% de reposição salarial. A manifestação contou com servidores da Saúde, Assistência Social e Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *