Fatos e Notícias desta quarta-feira (04)
   4 de maio de 2022   │     7:41  │  0

Com toda a logística preparada, a Assembleia Legislativa está de prontidão para votar na eleição indireta do governador-tampão e vice, muito embora as expectativas estejam voltadas para o encaminhamento do relator da matéria, ministro Gilmar Mendes.

Na Assembleia, todo o aparato já foi montado, e os deputados têm se reunido permanentemente com a Mesa Diretora para saber qual o encaminhamento da ação que determinou a suspensão da eleição.

Agora, dizem deputados, é só aguardar a manifestação do Supremo, processo que pode ser encaminhado para a 2ª Turma, de onde o ministro Gilmar Mendes faz parte.

Para observadores políticos, a estratégia da oposição tem dado certo, e o objetivo é postergar mais pra frente a eleição do deputado Paulo Dantas escolhido pela maioria dos deputados para ser o futuro governador-tampão, o que tem conseguido até agora.

NOVAS AÇÕES

É engano de quem pensava que a judicialização iria ficar por aí. Agora, o partido União Brasil pediu um indeferimento de três registros de candidatura, incluindo a do ex-secretário Rafael Brito, que disputaria o cargo de vice-governador, por não cumprir com as normas do edital de convocação feita pela Assembleia Legislativa.

BRIGA JURÍDICA

Os casos que desembarcaram nos tribunais não têm previsão de uma decisão final, o que vai comprometer, pelo menos até agora, a eleição de Paulo Dantas para o governo, que continua sem previsão.

APRECIAÇÃO

As impugnações feitas até agora estão sendo analisadas pela Mesa Diretora da Assembleia, mas podem terminar no Judiciário, o que demandará mais tempo para todos as impugnações e recursos sejam analisados e consequentemente decididos.

PRAZO FINAL

Encerra-se hoje o prazo para que o eleitor que não tenha votado nas últimas eleições regularize sua situação. Os cartórios vão atender até às 13h30, mas o site do Tribunal Superior Eleitoral estará em funcionamento até às 23h59.

Quem não se regularizar não poderá tirar passaporte, fazer matrículas em escolas públicas e até ter problemas em operações bancárias.

QUEM DIRIA

Caladinho, o ex-governador Renan Filho abasteceu o quando pôde emissoras de rádio ligadas à sua família. Gastou, nos últimos dois anos, a bagatela de R$ 1,2 milhão, exatamente dos recursos que deveriam ser utilizados para ajudar no combate à pandemia. A denúncia foi feita pela Folha de S. Paulo, que obteve notas fiscais das transações comerciais.

BENEFICIADAS

Entre as empresas beneficiadas diretamente com os recursos públicos, estão o Sistema Costa Dourada de Radiodifusão, responsável pela retransmissão da CBN, em Maceió, o Sistema Alagoana de Radiodifusão e a Rádio Correio de Alagoas, ou Rádio Manguaba.

APURAÇÃO

Com essas denúncias, de pronto o Ministério Público de Contas e o Estadual devem abrir procedimento investigativo para investigar se as contratações de empresas ligadas ao ex-governador cumpriram os parâmetros necessários, através da Secretaria de Comunicação.

IRREGULARIDADES

Inspeções realizadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas encontraram diversas irregularidades em
duas escolas municipais de Murici e duas em Branquinha, localizadas na Zona da Mata. Nas unidades de ensino, foi constatado pelo órgão que não há análises periódicas da água consumida, há apenas uma banheiro compartilhado por alunos e professores, sem divisão de gênero, além da ausência de fossas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *