Fatos e Notícias desta sexta-feira (06)
   6 de maio de 2022   │     7:22  │  0

A demissão irrevogável do ex-secretário da Fazenda, George Santoro, decidida pelo governador Klever Loureiro na última terça-feira, teve dois aspectos fundamentais para a decisão: a primeira de que um dos principais auxiliares do governo extrapolou de sua competência ao atrair adversários para a administração do desembargador e, a segunda, por ele está envolvido até o pescoço com denúncias de corrupção no Estado do Rio de Janeiro.

Na avaliação de pessoas próximas ao governador, Santoro vinha deixando o governo desconfortável, utilizando as redes socias para provocar a classe política e especialmente àquelas pessoas que não rezavam na cartilha de Renan Filho.

Discórdia

Desde os tempos do ex-governador que George Santoro mostrava se sobrepor aos outros auxiliares do primeiro escalão, aparentemente demonstrando que era o preferido do Palácio República dos Palmares. Com essa corda toda, achou que continuaria reinando na administração, onde se deu mal.

Novas exonerações

Ontem o governo surpreendeu com novas demissões na área da Fazenda Estadual. Foram exonerados Renata dos Santos, Secretária do Tesouro Estadual, Luiz Dias de Alencar Neto, Secretário Especial da Receita Estadual, e Paloma Silva Tojal Neto, Secretária Executiva de Gestão Interna.

Aqui, não

Para quem está ao lado do governador interino, sabe que Klever Loureiro procura exercer a função tecnicamente e não aceita a interferência de terceiros no relacionamento com os outros poderes, principalmente com a classe política. Pouco o desembargador está se importando se agrade ou não aos que são até hoje apadrinhados do poder.

Surpresa

O ex-governador finalmente compreendeu que não tem mais a caneta na mão e que os tempos são outros. A demissão de George Santoro foi um recado aos que ainda pensavam que continuavam mandando no estado.

Bom senso

A saída brusca do então secretário da Fazenda da era Renan Filho vai fazer o deputado Paulo Dantas, eleito futuro governador-tampão, pensar duas vezes em recolocá-lo no cargo, como andam comentando por aí. Seria, no entender de alguns observadores, uma pequena provocação ao Poder Judiciário.

Alívio

Entre o primeiro escalão do governo o clima era de alívio com a saída de George Santoro, considerado o braço forte do ex-governador, embora esteja medida em supostas denúncias de improbidade administrativa no Rio de Janeiro. O ex-secretário era considerado persona non grata entre a comunidade administrativa.

Crescendo

O surto de dengue em Maceió tem crescido assustadoramente nos últimos dias e preocupado as autoridades de saúde. A população também vê com preocupação a ausência de carros-fumacê nas regiões mais problemáticas, embora não seja a solução principal para solucionar com o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *