Fatos e Notícias desta quarta-feira (11)
   11 de maio de 2022   │     7:18  │  0

Eleição definida para este final de semana, a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em estabelecer novos parâmetros para a eleição de governador e vice-tampão movimentou o panorama político em Alagoas, tanto da parte eleitoral como advogados especialistas em Direito Constitucional.

Mas, como tudo depende de interpretação, a oposição preferiu, desta vez, entrar com agravo regimental, em que pede a suspensão da eleição marcada para o próximo domingo. Na ação, vários questionamentos, inclusive do prazo estabelecido para a inscrição dos candidatos.

Com o novo recurso impetrado pelo Partido Progressistas e a convocação de uma sessão extraordinária virtual pelo Supremo para esta sexta-feira, espera-se que a situação da eleição seja definida de uma vez por todas.

VOTO ABERTO

No edital já divulgado pela Assembleia, o voto dos 27 deputados será nominal e aberto, o que favoreceria o bloco da situação na Casa de Tavares Bastos.

AMPARADO

O ex-secretário George Santoro foi nomeado diretor administrativo da Assembleia Legislativa, o que não deve ter agradado ao governador Klever Loureiro. Santoro, agora, está no olho do furacão, onde todos imbróglios políticos certamente passam pela Casa de Tavares Bastos.

QUER COMEMORAR

A Assembleia, que já demonstrou estar afinada com o grupo que deixou o governo há poucos dias com a nomeação de Santoro, demitido por Klever Loureiro, espera fazer uma grande festa no domingo, sacramentando o nome do deputado Paulo Dantas como governador.

RITMO NORMAL

No Palácio República dos Palmares, a rotina nos últimos dois dias não sofreu alteração, e o governador em exercício, Klever Loureiro, realizou audiências, acompanhou obras em andamento e procurou se manter equidistante do processo eleitoral.

MOVIMENTAÇÃO

Nos escritórios jurídicos que oferecem assistência tanto da oposição como da situação, a movimentação foi imensa, no estudo à luz do Direito sobre a relatoria do ministro Gilmar Mendes.

NORMALIDADE

Ao contrário de que muitos previam, nenhum aceno do governo do Estado sobre a modificação da equipe, o que deve ser feito depois das eleições que foram marcadas para as 13h do próximo domingo, se não houver novas intercorrências.

COLETA SELETIVA

O Ministério Público do Trabalho se reunirá com a Prefeitura de Maceió para discutir o lançamento de um novo edital de chamamento público para ações de coleta seletiva em domicílio na capital. O possível prejuízo das cooperativas Coopvila, Cooplum, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, com o encerramento do contrato atual de coleta, é uma das preocupações do MPT. A previsão de encerramento é em 24 de maio.

INVASÃO DO IHGAL

O homem em situação de rua que foi preso na segunda-feira (9) com uma das armas que teriam sido furtadas durante invasão do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), vai permanecer preso após audiência de custódia, que aconteceu ontem. Cícero Marques da Silva teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e permanece à disposição da Justiça. Cícero Marques foi preso em trecho da Praia da Avenida em posse de uma arma de fogo antiga que teria sido levada do IHGAL. O suspeito declarou que havia encontrado o armamento na rua e negou participação na invasão ao museu, situado no centro de Maceió.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *