Confira fatos e notícias desta terça-feira (31)
   31 de maio de 2022   │     6:07  │  0

O temporal que se abateu sobre vários municípios alagoanos e que deixou até agora um saldo de mais de 10 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, casas destruídas, ruas alagadas prejudicando o fornecimento de água potável e até mesmo o fornecimento de energia, foram os assuntos mais discutidos no final de semana, afora alguns outros que chamaram a atenção das áreas política e econômica.

Ontem, em face da grave situação que está sendo enfrentada pelos municípios, alguns mais de que outros, o governador Paulo Dantas prometeu ontem anunciar um pacote de medidas que objetiva socorrer a quem mais precisa.

Sem aulas

Uma das decisões já tomadas foi a suspensão total das aulas até a recuperação parcial das cidades atingidas pelas fortes chuvas, além da disponibilização a partir de hoje de recursos para as famílias atingidas pelos temporais e que perderam, além das casas, geladeiras, fogões, móveis e outros utensílios domésticos.

Cobrança do ICMS

A decisão da Câmara dos Deputados de estabelecer um parâmetro da cobrança do ICMS para todos os estados brasileiros sobre energia e combustíveis, também movimentou a política nacional e local, onde as unidades federativas por certo irão questionar o fato no Supremo Tribunal Federal.

Não cola

Para os deputados federais que aprovaram a medida por uma ampla maioria, os estados estão reclamando de barriga cheia e o projeto que limita o ICMS tem um alcance social e financeiro imensurável, a partir da estabilização do preço dos combustíveis que reflete diretamente no bolso da população.

Reação

Com os estados reagindo à proposta que agora segue para o Senado da República, o certo é que o assunto deverá ser decidido pelo Supremo Tribunal Federal, instituição onde vai desembarcar esta nova polêmica.

Nem pensar

Neste momento de agonia, onde milhares de pessoas sofrem em Alagoas com os efeitos das fortes chuvas caídas na capital e no interior, certamente o gasto de dezenas de milhões de reais para a comemoração das festas de São João não deve ser a prioridade do governo.

Socorro federal

Além das providências iniciais adotadas pelo governo do estado e pelos municípios, principalmente da capital, o governo federal, mais uma vez, esteve presente ao enviar recursos e pessoal técnico para avaliar as consequências das fortes chuvas que provocaram dor e prejuízos nas populações mais vulneráveis.

Iniciativa

Independentemente do dever de casa das autoridades estaduais e municipais, o senador Fernando Collor e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foram os primeiros a acionarem o governo federal e informar ao presidente Jair Bolsonaro da situação crítica que enfrenta o governo de Alagoas.

Sucesso

O tempo ajudou e o projeto “Praia 10, Lixo Zero”, lançado pela Organização Arnon de Mello, foi um sucesso. Para a direção da OAM, o objetivo foi o de conscientizar a população para garantir a preservação das praias. O projeto, que terá sequência no próximo dia 5 de junho na com nova ação na Praia de Pajuçara, foi idealizado dentro das comemorações dos 20 anos da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *