Confira fatos e notícias desta sexta-feira (12)
   12 de agosto de 2022   │     7:22  │  0

O município de Rio Largo voltou ontem às manchetes policiais com a deflagração a Operação Beco da Pecúnia, onde a Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos de lavagem de dinheiro e organização criminosa com recursos do Fundeb e SUS.

Dias atrás Rio Largo foi tema do programa o Fantástico, da Rede Globo, onde gestores do município teriam participado de sucessivas ilegalidades nas contratações e pagamentos em favor de duas empresas que sacaram durante alguns anos mais de R$ 20 milhões.

Na Operação de ontem, a Polícia Federal cumpriu 35 mandados judiciais que se estendeu para seis outros municípios, como Maceió, o próprio Rio Largo, Messias, Paripueira, São Sebastião e Palmeira dos Índios, além de São Paulo. A decisão judicial também autoriza o sequestro de bens móveis e imóveis para que possam garantir futuramente o ressarcimento do buraco nos cofres públicos.

TROPA DE CHOQUE

No amanhecer do dia, nada mais nada menos do que 162 policiais federais participaram da Operação Beco da Pecúnia para cumprir os mandados judiciais, depois da comprovação de entrega de valores a pessoas vinculadas ao município de Rio Largo, sacados por pessoas ligadas às empresas contratadas pela administração pública.

TAPA BURACOS

Depois de alguns dias de sol, a prefeitura de Maceió iniciou uma operação para tapar os milhares de buracos que infestam a cidade, mas sem a velocidade que a situação exige. Motoristas reclamam da morosidade da prefeitura, que tem contribuído para danificar veículos, principalmente na periferia da cidade.

VISITA

Reforçando o apreço e o respeito que tem pela Justiça Eleitoral, o senador Fernando Collor foi o primeiro candidato ao governo de Alagoas a fazer uma visita de cortesia ao TRE. Collor foi recebido pelo presidente Otávio Praxedes e pelos demais membros da Corte.

DESESPERO

Nem bem começou a campanha eleitoral e tem candidato já atirando para todos os lados, depois, é claro, de ver seu nome descendo de ladeira abaixo nas pesquisas de opinião.

APELAÇÃO

Sem decolar, um candidato ao governo apela para a agressão verbal, o que deverá aumentar de intensidade durante o Guia Eleitoral. Pelo andar da carruagem, a candidatura deverá ficar pelo meio do caminho.

NO AR

Nos bastidores políticos, a perspectiva de algum candidato é desistir de disputar as eleições deste ano. As pesquisas não têm estimulado o candidato que incomoda sua equipe de trabalho com certa ansiedade.

VERBAS

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) precisa apreciar até o dia 26 de agosto o Projeto de Lei 988/2022, que altera o índice de distribuição do ICMS. Caso não seja votado a tempo, municípios de Alagoas poderão perder verbas estaduais destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O projeto é de autoria do Governo do Estado e foi protocolado na ALE em 17 de julho, com pedido de urgência.

VERBAS 2

Atualmente os municípios recebem 75% da arrecadação sobre as operações comerciais realizadas em Alagoas e outros 25% são repassados por critérios definidos por leis estaduais.

Com a nova proposta, a divisão seria de 65% e 35%, sendo 10% do repasse definido pela legislação estadual por meio de critérios com base em indicadores de aprendizagem e aumento de equidade, considerando o nível dos alunos. A Emenda Constitucional 108/2022 tornou o Fundeb um fundo permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *