Confira fatos e notícias desta sexta-feira (19)
   19 de agosto de 2022   │     7:38  │  0

Os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima não desistem e exigem das autoridades a realocação dos moradores da região duramente atingida pelo reflexo dos problemas criados pela Braskem. Eles defendem uma ação rápida dos órgãos públicos, mesmo que laudos técnicos não indiquem ainda a responsabilidade da empresa.

Alegam, entre outras coisas, que as duas localidades perderam o sentido de habitabilidade, com o comércio praticamente inexistindo e os moradores receosos de que possam sofrer futuramente os efeitos do afundamento do solo que atingiram os bairros do Pinheiro, Farol e Bom Parto.

Com manifestações realizadas nos últimos dias e que têm complicado ainda mais o trânsito da capital, os moradores dos Flexais insistem que o surgimento de rachaduras encontradas em várias residências são fruto da mineração, embora laudos técnicos contestem as argumentações.

NOVO PROTESTO

Pra variar, moradores do Bom Parto, que já sentem os efeitos da mineração da Braskem ainda por cima têm que aguentar a deficiência da BRK Ambiental no fornecimento de água. Eles fizeram um protesto ontem pela manhã e, como sempre acontece, a empresa diz que vai estudar o problema.

NAS RUAS

A campanha dos candidatos, principalmente majoritários, já está nas ruas para conquistar o eleitorado. É preciso a Justiça Eleitoral ter cuidado, porém, em pesquisas fabricadas no quintal de casa, mesmo aquelas registradas no Tribunal Superior Eleitoral.

ATENTA

A Polícia Federal vai apertar o cerco e apurar as denúncias que chegam simultaneamente à instituição, na OAB e no próprio Tribunal Regional Eleitoral

COMPRA DE VOTOS

Prática nefasta daqueles que usam o expediente para conquistar um mandato, será combatida com rigor pelos órgãos de segurança. As denúncias podem ser feitas anonimamente para o TRE, para a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas e mesmo diretamente à Polícia Federal.

PROTESTOS

Os motoristas de aplicativos não ficaram satisfeitos com os protestos realizados nos últimos dias e prometem novas manifestações até as autoridades discutirem alternativas para acabar com a violência entre os profissionais do volante. A Secretaria de Segurança deve, nos próximos dias, convocar uma reunião para discutir com as plataformas dos aplicativos novas alternativas para maior segurança da categoria.

ALERTA GERAL

Como a circulação do vírus da varíola dos macacos já é uma realidade em Alagoas, cabe agora às autoridades adotarem medidas preventivas para que a situação não se agrave. Pelo menos um caso foi comprovado e outras dezenas estão em investigação.

PREVENÇÃO

Mesmo que a Anvisa tenha até revogado a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões, o importante é que a população continue a se precaver, fazendo a higienização das mãos e usando máscaras quando o ambiente for desfavorável. O resto fica por conta das autoridades sanitárias.

IMPROBIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que as alterações promovidas na Lei de Improbidade Administrativa no ano passado não retroagem para alcançar os processos transitados em julgado, ou seja, para os quais não há possibilidade de recursos. No entanto, a maioria dos ministros do STF também entendeu que a nova lei retroage para beneficiar quem ainda responde a processo em tramitação por improbidade culposa, modalidade que foi extinta pela nova norma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *