Confira fatos e notícias desta terça-feira (23)
   23 de agosto de 2022   │     7:59  │  0

A prisão do prefeito afastado de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, investigado pela Polícia Federal por supostos desvios de recursos públicos, já era esperada depois da deflagração da Operação Beco da Pecúnia que identificou saques e transferências de valores para duas empresas também acusadas de participar das irregularidades.

Além de Gilberto Gonçalves, que foi preso ontem pela Polícia Federal, secretários do município também foram afastados pela Justiça e podem, também, tomar o mesmo destino do prefeito de Rio Largo. Na opinião de algumas pessoas residentes em Rio Largo, a prisão do prefeito afastado era apenas uma questão de tempo. Entre as mais diversas acusações contra o grupo de Gilberto Gonçalves estão desvio de recursos do Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do SUS, além de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

REPERCUSSÃO

A prisão do prefeito de Rio Largo, que já era esperada, agitou os bastidores políticos durante todo o dia de ontem e alguns candidatos aproveitaram o momento para tirar uma casquinha do episódio.

DEFICIÊNCIA

Uma vasta matéria publicada na edição do domingo da Gazeta de Alagoas revela os problemas que estão sendo enfrentados pela Segurança Pública, que não tem efetivo suficiente para dar conta dos milhares de inquéritos que dormem em berço esplêndido das delegacias.

MAL FEITOS

Além da falta de pessoal, peças mal elaboradas nos inquéritos policiais fatalmente são arquivadas por prescrição, onde a Justiça não consegue dar andamento por ausência de subsídios que deveriam ser colhidos na origem, ou seja, nas delegacias de polícia.

INCONFORMADOS

Os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima, em Bebedouro, estão dispostos a acionar a Justiça para que possam ser realocados, muito embora inexista laudos técnicos que apontem a responsabilidade da Braskem.

Eles alegam, entre outras coisas, que a região está se tornando um lugar fantasma, onde os poucos comerciantes que atuam no bairro estão desistindo de permanecerem no local.

SEM ACORDO

Muito embora a Braskem venha informando que que milhares de indenizações já foram pagas, ainda existem muitos moradores do bairro do Pinheiro que reagem às propostas da empresa. Como tem um prazo até novembro para concluir as negociações, fatalmente os casos pendentes serão judicializados.

ALERTA

A descoberta pela polícia dos autores do furto de joias do influencer Carlinhos Maia revela que as redes sociais são um perigo para a criminalidade. O larápio, que está preso, havia confessado que seguia as postagens de Carlinhos e, com as informações, planejou o furto.

Ou seja, as redes sociais contribuíram para que o golpe fosse aplicado.

FEMINICÍDIO

Protocolado pelo vereador Delegado Fábio Costa (PP), um projeto de lei, que institui o 7 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio no calendário oficial do município, tramita na Câmara de Maceió.

A proposta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar dobre a violência sofrida pelas mulheres em Maceió. Em 2022, Alagoas já registrou quase 20 casos de feminicídio.

FEMINICÍDIO 2

Segundo Fábio Costa, o feminicídio está tipificado no Código Penal Brasileiro como uma qualificadora no crime de homicídio contra a mulher, punindo gravemente quem mata pelo fato de a vítima ser do sexo feminino, sendo necessária a atenção do poder público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *