Confira fatos e notícias desta quinta-feira (08)
   8 de setembro de 2022   │     7:42  │  0

As comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, acontecidas ontem na orla marítima de Maceió, além de um desfile das forças policiais e instituições que fazem diuturnamente a segurança dos alagoanos, transformou-se num acontecimento cívico e também político.

Sem anormalidades, em um clima de desprendimento, milhares de pessoas foram às ruas comemorar o 7 de Setembro em defesa do Brasil e da sua Constituição, numa demonstração de brasilidade, de confiança em um país seguro e de amor à pátria.

Como já era previsto, a festa cívica ocorreu sem incidentes, muito embora fossem observados apelos populares com críticas de um lado e críticas do outro. Candidatos e apoiadores dos dois lados desfilaram com faixas sob um sol escaldante, o que aumentou o brilho da comemoração de uma das festas mais populares do Brasil.

VERDE E AMARELO

As principais praias da orla marítima de Maceió tomadas pelas cores verde e amarela que simbolizavam a bandeira nacional, além de vestimentas muitas das quais muitas exóticas e que chamaram a atenção daqueles que se dispuseram a participar das festividades de 7 de Setembro.

MOMENTO POLÍTICO

Depois do desfile das forças terrestres, candidatos também se fizeram presentes, aproveitando o Dia da Independência para fazer campanha dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

MARCANDO PRESENÇA

Além do candidato a governador, Fernando Collor, quem também marcou presença nas festividades do bicentenário da República foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

DISPOSIÇÃO

O senador Fernando Collor foi muito cumprimentado por apoiadores. “Vamos mobilizar todas as nossas forças e todas as emoções. Vamos fazer reacender aos nossos corações a esperança de que teremos um país em que a liberdade, a ordem e o respeito aos poderes constitucionais serão obedecidos”, disse Collor.

AGRONEGÓCIO

O segmento que também prestigiou as festividades dos 200 anos da Independência do Brasil foi o dos produtores rurais, que desfilaram com tratores, máquinas agrícolas e carregadeiras, mostrando a força do agronegócio neste momento no Brasil.

PROTESTO

Em pleno desfile das forças na manhã de ontem, dezenas de técnicos de enfermagem protestaram com faixas contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de suspender o piso salarial da categoria. Insatisfeitos, eles disseram esperar que a medida seja revogada o mais rápido possível.

COMPROMISSO

Durante a concentração na orla marítima, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reiterou sua disposição de dialogar com o Supremo Tribunal Federal para encontrar uma alternativa para ajudar os técnicos de enfermagem, que foram surpreendidos com a decisão de suspensão, pelo menos no momento, do piso salarial da categoria.

MOBILIDADE URBANA

O prefeito JHC assinou ordens de serviços para a construção de pistas paralelas à Avenida Fernandes Lima para desafogar o trânsito, cada vez mais complicado naquela região. O projeto é construir duas vias de acesso do Bompreço à Tupan e posteriormente chegando ao Viaduto da Polícia Federal.

MERCADO

A Câmara de Maceió aprovou empréstimo para a reforma e ampliação do Mercado da Produção, que ganhará nova área de 50 mil metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *