Confira fatos e notícias desta sexta-feira (09)
   9 de setembro de 2022   │     7:46  │  0

Muito embora cientificamente as pesquisas são um instrumento de avaliação do sentimento do eleitor naquele instante, mas feitas com critério e responsabilidade, em alguns momentos a situação pode mudar de figura. É por isso mesmo que alguns partidos questionam até na Justiça os métodos utilizados, que podem, na realidade, beneficiar esse ou aquele candidato.

Por isso e por outras coisas, a Justiça Eleitoral tem ficado de olho em alguns procedimentos, que podem fazer a diferença nas eleições de 2 de outubro por segmentos que possam estar mascarando a verdade ou cometendo erros grosseiros.

EXAGERO

O Guia Eleitoral se tornou o instrumento pelo qual candidatos exageram ao defender a realização de obras, mesmo que elas tenham sido bancadas com recursos da União, como foi o caso do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal.

SEGURANÇA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Praxedes, assegura a toda a população alagoana a eficiência e segurança das urnas eletrônicas e assinala de que até agora não existe nenhum motivo para que pairassem dúvidas sobre o processo de votação.

TEMPERATURA

As agressões entre alguns candidatos majoritários aumentaram na última semana nas redes sociais, e a tendência é que a temperatura cresça ainda mais do que antes havia sido previsto. Pelo andar da carruagem, a baixaria apenas começou.

ESPERADO

A coluna já havia previsto há alguns dias de que o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que beneficiava o Poder Judiciário no caso da licença-prêmio poderia ser vetado pelo governador Paulo Dantas. E não deu outra coisa. Por trás, a influência do secretário da Fazenda, George Santoro, que parece não ter ainda digerido sua demissão pelo então governador Kléver Loureiro.

TRANSFERINDO

Ao vetar o projeto de lei sob a alegação de que precisaria constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o governo, em outras palavras, quis dizer que faltou competência da Assembleia Legislativa ao aprovar uma matéria inconstitucional.

RETORNANDO

Ocupada pelos agentes de saúde e endemias durante alguns dias, as secretarias de Gestão e de Finanças voltaram ontem pela manhã a atender o público, depois de decisão judicial, que previa punição em caso de desobediência por parte dos servidores.

CRESCENDO

Mesmo com apenas quatro casos comprovados, o número de casos suspeitos da varíola dos macacos vem crescendo no estado de Alagoas. São mais de cem notificações de acordo com a Secretaria de Saúde, o que liga o sinal de alerta.

BAIXA ADESÃO

O baixa adesão às campanhas de vacinação está preocupando os especialistas. De acordo com informações a Secretaria de Saúde de Maceió, 10,8 mil das 51,8 mil crianças tomaram a vacina contra a poliomelite na capital, o que representa 20,94% de cobertura vacinal, bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 95%, no mínimo.

LOA

A primeira audiência pública que trata da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 de Maceió vai acontecer no próximo sábado (10), na faculdade SEUNE, no Farol. Ela será realizada pela Semec e será aberta a moradores, lideranças comunitárias, representantes e associações de bairros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *