Confira fatos e notícias desta sexta-feira (23)
   23 de setembro de 2022   │     7:31  │  0

Ao não honrar o pagamento dos empréstimos contraídos ao longo dos últimos anos, o Estado demonstra a intenção de que, pelo menos até dezembro, a dívida com instituições não será paga, sob a alegação de baixa na arrecadação de ICMS sobretudo na redução do preço dos combustíveis proporcionada pelo governo federal.

Mas não é bem assim que entende a União, que garantiu que os estados, comprovando os prejuízos da arrecadação, seriam compensados financeiramente para que não fossem penalizados.

O problema, entretanto, de acordo com alguns analistas financeiros, foi o gasto financeiro exagerado na construção de hospitais que não atingiram ainda a sua finalidade, além da duplicação de rodovias e outras obras eleitoreiras as quais, na prática, funcionam apenas no papel e na generosa propaganda oficial.

JUDICIALIZADA

Alagoas, assim como os estados de Goiás, Rio Grande do Norte e outros, judicializaram a questão do pagamento das dívidas, muito embora a realidade atual do Estado não é tão confortável assim como andam dizendo por aí.

ESQUECIMENTO

O mutirão de cirurgias eletivas prometido pelo governo passado parecem ter caído no esquecimento, enquanto milhares de pacientes esperam numa interminável fila. Como o assunto não rende votos e não interessa ao governo, que até agora não cumpriu o que prometeu, cirurgia eletiva só mesmo em outra oportunidade.

MESMO CAMINHO

Quem também está tendo muitas dificuldades de atender a população é o Hospital Universitário. Uma paciente que precisa urgentemente de uma cirurgia tem percorrido os corredores da burocracia e da realização de exames e, nesses oito meses, já perdeu a esperança de ser atendida.

EMERGÊNCIA

Só agora, às vésperas das eleições, o governo do Estado decidiu doar milhares de cestas básicas para a população abaixo da linha da pobreza. Mesmo que seja muito importante para a população mais carente do estado, certamente já deveria ter feito isso há muito tempo, mas antes tarde do que nunca, diz o velho ditado.

INSENSIBILIDADE

Judicializar uma ação que possa proibir a distribuição de alimentos com objetivo meramente eleitoreiro não foi uma das medidas mais acertadas do candidato Rodrigo Cunha. Enquanto pensa em voto, a população pobre passa fome.

ABANDONO

As fotos que chegam do alto Sertão alagoano são de arrepiar, tudo isso pela falta de uma política de irrigação por parte do governo do Estado. Água tem em abundância com a chegada do Canal do Sertão, obra iniciada que foi no então governo do presidente Fernando Collor.

INVESTIMENTOS

A Polícia Civil nos últimos meses tem demonstrado eficiência na solução de crimes violentos, mas precisa de um maior apoio do governo do Estado para melhorar a sua prestação de serviço. Concurso público, qualificação de pessoal e instrumentos modernos de trabalho, são algumas das dificuldades enfrentadas pela instituição.

NEM AÍ

Preocupada mais com a eleição de outubro do que mesmo com a situação dos moradores da Vila Brejal, a prefeitura de Maceió encontra poucas justificativas sobre a não liberação do auxílio-chuva, o que tem proporcionado inúmeros protestos dos que se dizem prejudicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *