Confira fatos e notícias desta quinta-feira (29)
   29 de setembro de 2022   │     7:20  │  0

O comportamento de todos os órgãos de comunicação da Organização Arnon de Mello demonstrado durante toda esta campanha política, cujo propaganda eleitoral gratuita se encerra hoje, mostrou como se faz um jornalismo sério, transparente, informativo e independente.

Algumas demandas na Justiça Eleitoral que a OAM sofreu durante este período por insatisfação de uns ou de outros foram consideradas absolutamente normais pelo Tribunal Regional Eleitoral, que ratificou, com suas decisões, as reportagens como isentas, imparciais, onde todos os candidatos tiveram igual tratamento.

É assim, pois, que se faz jornalismo, para servir de exemplo a todos os outros canais que têm a missão de bem informar à sociedade.

ENCERRADO

Como estabelece a Justiça Eleitoral, hoje se encerra o primeiro ciclo de campanha, devendo ainda, a partir do início de outubro, a realização de novos embates caso dois candidatos ao governo estadual e federal consigam se credenciar junto ao eleitorado.

SEM ESTRUTURA

Durante todo este período de campanha, ficou evidenciado que o Estado, de uma forma geral, não possui recursos suficientes para uma vigilância completa sobre a corrupção eleitoral, notadamente nos cadastros que correm na periferia para a compra de votos. As denúncias de pessoas interessadas nas eleições, parecem ser o único caminho para se investigar mal feitos de candidatos.

ESQUEMA 1

Pode acabar mal a ação de um grupo que estaria agindo na capital e interior do Estado lesando centenas de alagoanos pobres através de falsas promessas na área previdenciária, de acordo com denúncias encaminhadas à Polícia Federal.

A quadrilha estaria se apropriando de parte do valor da aposentadoria de pessoas simples, a maioria analfabetas. Com o suposto apoio de uma pessoa ligada a uma instituição bancária, a diferença retroativa dos benefícios ficariam de posse do grupo.

ESQUEMA 2

Segundo as denúncias, o esquema ocorre em mais de 50 cidades, incluindo a capital alagoana. O montante arrecadado até o momento pode ultrapassar R$ 2 milhões. Parte desse valor estaria sendo usado para custear possível campanha eleitoral. O líder da quadrilha, que tem o nome preservado até agora nas investigações, seria filho de um servidor acusado em outro esquema de propina e sonegação ligados a empresas no Estado.

NOVA PESQUISA

Amanhã, sexta-feira, dia 30, será divulgada a última pesquisa do Ipec no primeiro turno, o que deverá dar uma visão de como serão as eleições do próximo domingo. Vale ressaltar que a pesquisa é uma situação de momento, em que o eleitor pode deixar de escolher o seu candidato no dia da própria eleição, ou seja no domingo dia 2.

ACOMPANHANDO

Além das emissoras de rádio que compõem a Organização Arnon de Mello, cuja programação será conduzida pelos jornalistas Rogério Costa e Gilvan Nunes, a TV Mar fará um acompanhamento permanente de todos os acontecimentos que serão registrados no domingo, sob a direção de jornalismo de Patrícia Barros. Já a Gazetaweb.com também acompanhará em tempo real as movimentações em todo o Estado no dia da eleição.

SURPREENDENDO

O senador Fernando Collor, já no final do debate na TV Gazeta na madrugada de ontem, surpreendeu os telespectadores ao anunciar, caso seja eleitor governador do Estado, escolher o ex-procurador geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça como seu secretário de Segurança Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *