Confira fatos e notícias desta terça-feira (04)
   4 de outubro de 2022   │     8:29  │  0

Desde a noite do domingo, quando foi encerrada a apuração, que os candidatos Paulo Dantas e Rodrigo Cunha iniciavam as conversações sobre novas alianças para o segundo turno. Como ainda estavam no clima de euforia, somente a partir de ontem, efetivamente, algumas consultas foram feitas, mas que ainda não foram divulgadas.

Como o Guia Eleitoral só retorna no próximo dia 7, sexta-feira, de acordo com regras do Tribunal Superior Eleitoral, os dois candidatos que vão se enfrentar no segundo turno aceleram negociações até mesmo com adversários para a disputa que ocorrerá no dia 30 deste mês.

RENOVAÇÃO NA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa vai contar, a partir da próxima legislatura, com novos 11 deputados, ou seja, com uma renovação próximo a 40%. A surpresa foi a derrota dos deputados Galva Novaes, vice-presidente da Assembleia Legislativa, e Ângela Garrote.

CÂMARA FEDERAL

A Câmara Federal tem nova composição política a partir do próximo ano. Entram Alfredo Gaspar, Luciano Amaral, Daniel Barbosa, Fábio Costa e Rafael Brito, além de Arthur Lira, Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões e Paulão. Saem Nivaldo Albuquerque, Pedro Vilela, Severino Pessoa e Tereza Nelma.

COLLOR AGRADECE

Pelo instagram, o senador Fernando Collor agradeceu à sua família, amigos e aos eleitores e emitiu a seguinte mensagem: “Pessoal, quero agradecer à minha esposa Caroline, às minhas filhas, à assessoria, ao pessoal de rua, às bandeirinhas e a toda minha equipe, por tamanha dedicação e entrega ao longo das últimas semanas. Enfrentamos estruturas poderosas, mas fizemos o bom combate, com propostas, olho no olho, na defesa de uma Alagoas mais justa para todos.

Agradeço especialmente a calorosa e afetiva acolhida que tivemos ao percorrer o nosso estado. Ao vereador Léo Dias, ao deputado Bebeto, ao vereador Thiago, ao amigo Júnior Miranda e a tantos outros importantes parceiros dessa grande jornada: a nossa gratidão! Não paramos por aqui. Vamos juntos, minha gente.

2º TURNO

Reeleito com quase 220 mil votos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse ontem pelo twitter que “as urnas aprovaram as pautas de modernização do Brasil e confirmaram que estamos no caminho certo. Ao contrário das pesquisas, os números não erram. E esta vontade se confirmará ainda mais no segundo turno. Será mais uma festa da democracia”.

DESEMPENHO

O presidente Jair Bolsonaro foi mais votado do que Lula em Maceió e garantiu a vitória em mais sete municípios. Proporcionalmente, Alagoas foi o Estado no Nordeste que maior votação deu a Jair Bolsonaro.

ASSUSTADOR

A abstenção do eleitorado na última eleição chegou a 22% e assustou os analistas políticos. Pelo menos 520 mil deixaram de ir às urnas. Do total de votantes, 193.891 anularam seus votos e 4% do eleitorado ou 88.769 decidiram votar em branco, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral.

NOVA ELEIÇÃO

Com a alta abstenção, além do número de votos e nulos, os candidatos Paulo Dantas e Rodrigo vão tentar, durante todo o tempo do Guia Eleitoral, com carretadas e caminhadas, convencer os eleitores a irem às urnas e não anularem seus votos. A disputa será acirrada mesmo que Dantas tenha levado uma boa vantagem no primeiro turno.

ERRO

Mais uma vez institutos de pesquisas erraram numa projeção da votação do presidente Bolsonaro, que teria menos de 40% no pleito eleitoral. Ele obteve 43,20% e decide a eleição com Lula no dia 30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *