Confira fatos e notícias desta quinta-feira (20)
   20 de outubro de 2022   │     7:40  │  0

Apesar de a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, negar provimento ao pedido feito pelo governo de Alagoas para a recondução ao cargo do governador Paulo Dantas, por ser inadequada, certamente, depois da decisão do colegiado do Superior Tribunal de Justiça, a pretensão teria sido acolhida. Por se tratar de uma matéria penal e não Constitucional como prevê a legislação, a volta de Paulo Dantas ao governo do Estado ainda vai dar muito trabalho aos seus advogados e, pelo visto, o afastamento vai mesmo até o dia 31 de dezembro.

Como os ministros do STJ aprovaram por 10 votos a 2 o afastamento de Dantas, é muito raro uma decisão como essa ser reformada de pronto pelo Supremo Tribunal Federal. Aliás, como a petição foi considerada inepta, os advogados devem, agora, utilizar outros meios jurídicos para tentar sensibilizar o STF, que parece não ter pressa de julgar novos recursos.

NORMALIDADE APARENTE

Enquanto os bastidores pegam fogo, na prática nada mudou na campanha que vai de vento em popa. As assessorias trabalham dia e noite para encontrar motivos suficientes para intranquilizar o adversário, o que deve aumentar o poder de destruição até o fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

AGUARDADA

Como a temperatura está mesmo alta a estas alturas do campeonato, o eleitorado aguarda com expectativa o debate final entre os candidatos ao governo de Alagoas, em que, certamente, vai correr muita água por baixo da ponte.

APELAÇÃO

O acirramento político tem trazido desassossego paraa classe do funcionalismo público, com divulgação nas redes sociais de que faltarão recursos suficientes para o pagamento das obrigações salariais por parte do governo do estado, o que é negado pelo secretário da Fazenda, George Santoro.

ARRASTÃO

Numa velocidade impressionante, a Câmara está dando celeridade ao projeto de lei que objetiva criminalizar institutos de pesquisas eleitorais sobre resultados diferentes dos das urnas. Como foi aprovado em regime de urgência, não há necessidade de que ele passe pelas comissões da Câmara, podendo o mérito ser analisado automaticamente pelos deputados.

INDIFERENÇA

Aparentemente, as denúncias vindas a público contra o governador afastado Paulo Dantas não têm causado sérios prejuízos na sua campanha. Mesmo que na capital a onda seja mais forte, avaliam observadores, no interior a situação é bem diferente, e os eleitores já praticamente decidiram em que vão votar no dia 30 de outubro.

LIBERADO

Quem não votou no primeiro turno sob a alegação da falta de transporte público para o deslocamento até às suas seções eleitorais agora pode ficar tranquilo. O ministro Luís Roberto Barroso decidiu que as prefeituras podem liberar com as empresas o transporte público gratuito, sem incorrer em improbidade administrativa.

AFLIÇÃO

Já não bastassem as dificuldades da população no dia a dia, agora a perspectiva de um aumento considerável nas mensalidades de escolas particulares, que pode chegar até 20% como divulgou ontem a Gazetaweb. O mais grave é que o aumento seria muito maior do que a inflação anual.

TREINAMENTO

Os mesários que vão trabalhar no segundo turno das eleições estão passando por treinamento de reforço desde o dia 10. As aulas estão disponíveis na plataforma de educação a distância do TSE até o dia 27. O reforço servirá para revisar o conteúdo e permitir a capacitação para quem não fez o treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *