Confira fatos e notícias desta terça-feira (1º)
   1 de novembro de 2022   │     8:10  │  0

O senador Rodrigo Cunha bem que reagiu durante o final da campanha ao ganhar nos três maiores colégios eleitorais, Maceió, Rio Largo e Arapiraca, mas não foi suficiente para vencer as eleições. Paulo Dantas ganhou em 82 municípios e consolidou a vitória, enquanto Cunha teve bom desempenho apenas em 20.

No início os dois candidatos disputavam voto a voto, mas, ao abrir as urnas em alguns municípios, Paulo Dantas começou a se distanciar, garantindo sua reeleição. Na contabilização final, o governador Paulo Dantas ganhou com uma diferença de 74.294 votos.

AUMENTA A ABSTENÇÃO

Ao contrário do que se esperava, o número de abstenções cresceu neste segundo turno. Foram mais de 540 mil pessoas que deixaram de votar, afora os votos brancos e nulos.

PROVOCAÇÃO

Na madrugada de ontem, um trio-elétrico tirou o sossego da população, numa provocação de adversários ao prefeito JHC, que mora próximo ao Posto 7, na Jatiúca. Aos gritos, o prefeito ouviu desaforos que só pararam com a chegada da polícia.

RESULTADO FINAL

Na opinião de cientistas políticos, a família Calheiros ganhou as eleições ao reeleger Paulo Dantas governador, eleger Renan Filho para o Senado e ratificar a liderança do deputado estadual Marcelo Victor, que continuará tendo grande influência na Assembleia Legislativa. O deputado Arthur Lira sai como o grande derrotado nesta campanha ao perder o governo do Estado para Paulo Dantas.

MESMO TIME

O governador reeleito Paulo Dantas confirmou que manterá todo o seu secretariado, embora não descarte nenhuma mudança depois de discutir pormenores com a nova bancada na Assembleia Legislativa. Deixou claro, porém, que a equipe não sofrerá grandes alterações.

DISPUTA ACIRRADA

Numa campanha onde ocorreram mais ataques do que mesmo propostas concretas, Paulo Dantas deu a volta por cima sobre as denúncias de que foi alvo e ganhou a eleição, considerada uma das mais difíceis dos últimos anos.

NA FRENTE

O desempenho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, no Nordeste, repetiu a dosagem do primeiro turno. Ele foi o mais votado em Maceió na eleição de domingo, ao obter 273.549 votos, contra 204.887 do ex-presidente Lula.

NOMEAÇÃO

Os aprovados no concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros podem ficar tranquilos. O governador Paulo Dantas já informou que todos eles serão convocados a partir do próximo ano.

JUSTIFICAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral esclarece que o eleitor que não compareceu às urnas no último dia 30 terá de justificar até o dia 9 de janeiro, sob pena de multa. E quem não compareceu no primeiro turno terá até o dia 1º de dezembro para justificar.

AMA

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA/AL) emitiu nota oficial em que parabeniza os novos eleitos no pleito de 2022, desejando mandatos voltados para o desenvolvimento e apoio à luta municipalista. Em Alagoas, o governador eleito Paulo Dantas terá a parceria da AMA para continuar a implementar ações voltadas para o fortalecimento da educação, avanços na saúde , na infraestrutura e melhoria na qualidade de vida da população. No Brasil, os prefeitos esperam que o presidente eleito Lula continue a incentivar projetos de melhoria e ações estruturantes, principalmente no combate à seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *