Confira fatos e notícias desta sexta-feira (18)
   18 de novembro de 2022   │     8:57  │  0

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deu o primeiro passo ao aprovar com folgada maioria o projeto de lei que permite ao governo fazer alterações administrativas a partir de primeiro de janeiro. Em pauta, a criação, a princípio, de mais duas secretarias de Estado, o que vai permitir ao governador Paulo Dantas a dinamizar novos projetos e, naturalmente, aproveitar aliados que se esforçaram para sua eleição em 30 de outubro.

No barco, a sequência de obras consideradas inadiáveis pelo governo e a criação de novos projetos voltados ao combate à pobreza absoluta e consequentemente a fome.

Sem dificuldades com a bancada atual e futura, o governo de Paulo Dantas tem todos os instrumentos, a partir de robusta bancada na Casa de Tavares Bastos, para implementar o que projeto durante a campanha eleitoral, uma das mais disputadas nos últimos anos.

Disputa

A disputa por espaço entre as prefeituras de Maceió e Rio Largo do aeroporto Zumbi dos Palmares tem sobrado para os pobres contribuintes que pagam seus impostos e, em determinadas ocasiões, são impedidos de se locomover.

Superlotação

Todo ano é a mesma coisa, mas a prefeitura de Maceió não tem dado muita resposta sobre a superlotação dos cemitérios públicos da capital. Há denúncia de que nos cemitérios não existem mais calçadas e, quase sempre, o visitante é impelido a andar sobre os túmulos. Como a situação é grave, nada mais lógico de que a prefeitura encontre uma área para construir novo cemitério, sob pena de não realizar sepultamento por falta de vagas.

Voltando

Com o aparecimento de um caso da subvariante BQ.1 do coronavírus, a Secretaria de Saúde do Estado está recomendando o uso de máscaras em locais fechados, mas, até agora, não existe uma imposição do governo. O fato é que a situação exige precauções, mas longe de evitar o pânico na população.

O perigo ronda

Em algumas situações já se vê claramente que o uso da máscara aos poucos vai voltando, mas ainda longe de se estar vivendo uma terceira onda da doença, alerta o infectologista Renee Oliveira. O bom senso, entretanto, é recomendado pelas autoridades sanitárias.

Esquema vacinal

As recomendações para que a população tome cuidado, passam pela não recomendação de se completar o ciclo vacinal, e muita gente acreditava que a pandemia havia acabado. Com a subvariante chegando, felizmente em pequena escala, é necessário que todos façam a sua parte.

Eventos de riscos

Copa do Mundo, confraternizações de Natal e Réveillon são eventos que podem aumentar a proliferação da nova subvariante, exatamente quando a população deve ter mais cuidados para não ser contaminado pela doença.

Telão na Copa

A prefeitura já anunciou que colocará um telão na Praça Multieventos, na Pajuçara, para que o turista e os maceioenses possam assistir aos jogos da Seleção Brasileira. Mas quem estiver de máscaras para prevenir alguma contaminação pela subvariante do coronavírus, é muito bem-vindo.

Educação

Mais 31 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professores foram convocados pela Prefeitura de Maceió. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (17). Os convocados devem preencher cinco vagas para professores de Educação Física, sete para Língua Portuguesa, duas para Matemática, seis para Ciências, duas para Inglês e quatro para Artes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *