Confira a Fatos e Notícias deste fim de semana
   3 de dezembro de 2022   │     8:27  │  0

A transferência de 304 unidades da Educação do Estado para o AL Previdência, projeto que tramitou com certa velocidade na Assembleia Legislativa, passa a ser um problema para o governo, embora esteja respaldado pela maioria na Casa de Tavares Bastos.

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação que não foi consultado em nenhuma oportunidade, passa a ser um calo na decisão do governo, planejada pelo secretário da Fazenda, George Santoro. Se a empreitada vai dar certo, ninguém sabe, uma vez que esta pendenga será decidida pela Justiça.

Reação

No conceito da presidente do Sinteal, Consuelo Correia, esta iniciativa do governo do Estado surpreendeu toda a categoria e em nenhum momento a situação foi discutida democraticamente. Ela considera o projeto de lei um absurdo e sinaliza que a entidade tomará todas as medidas para proteger os trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

De olho

Os trabalhadores estão de olho na possibilidade de o governo do Estado, futuramente, aumentar a alíquota previdenciária de 14 para 16%, o que admite o secretário da Fazenda, George Santoro, cujo rombo previdenciário passará de R$ 18 bilhões para R$ 25 bilhões negativos, conta que será paga pelos servidores públicos ao longo dos anos.

Reforma à vista

A exemplo do governo do Estado, a prefeitura de Maceió está trabalhando para que a Câmara de Vereadores aprova a Lei Delegada e JHC possa, efetivamente, fazer uma reformulação na sua área administrativa. Isso quer dizer, literalmente, a criação de novas secretarias.

Aliados

Como nem bem terminaram as eleições de outubro, já se fala, pelo menos no município, de outros espaços políticos para novos aliados, visando 2024 que, convenhamos, passa rapidamente. Como futuramente será uma disputa dura entre governo e oposição, é melhor prevenir do que remediar.

Anúncio

O governador Paulo Dantas vai deixar para próximo do Natal para anunciar seus novos auxiliares que farão parte do novo governo. Alguns nomes já foram escolhidos e consultados, mas o governador não quer se apressar. Além disso, estão em curso negociações, principalmente com a Assembleia Legislativa e o aproveitamento de aliados que não foram bem nas eleições passadas.

Rui na parada

Mesmo sem ainda nenhuma confirmação oficial, o Palácio República dos Palmares está inclinado a nomear o ex-prefeito Rui Palmeira para uma secretaria robusta, como dizem alguns integrantes do governo. De pronto, retira Palmeira de um possível confronto com a família Calheiros, em 2024.

Nome confirmado

Mesmo que ainda não estejam definidos cargos, alguns nomes terão o respaldo do governador Paulo Dantas. O deputado Galba Novaes que não conseguiu se reeleger, ou ficará na Assembleia com um parlamentar sendo puxado para o governo, ou assumirá cargo importante na administração pública.

Assustando

Mesmo que a área de saúde não deseje criar pânico na população, principalmente com a proximidade dos festejos natalinos, a nova onda de Covid vem preocupando as autoridades sanitárias. Em Maragogi a situação se tornou mais complicada e o uso da máscara é exigido nos locais fechados.

-O governador Paulo Dantas tem muitos projetos para executar a partir de janeiro, mas sabe que o orçamento está apertado.

-Como o secretário George Santoro sempre acha uma solução, pode ser que encontre meios para que as promessas feitas durante a campanha sejam cumpridas.

-Se confirmar a ida do senador eleito Renan Filho para um Ministério do governo Lula, conforme se comenta em Brasília, certamente o governador Paulo Dantas será beneficiado.

-A alternativa, para não fazer novas despesas no governo a partir de janeiro, é criar novas secretarias e acabar com outras menos produtivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *