Confira fatos e notícias desta sexta-feira (09)
   9 de dezembro de 2022   │     7:19  │  0

O prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, entrou definitivamente na mira dos seus adversários políticos e vai ter, a partir de agora, muito trabalho para se explicar perante a Comissão Especial de Inquérito instituída pela Câmara de Vereadores.

Como é uma Comissão eminentemente política, em que a Câmara não tem praticamente nenhuma afinação com o prefeito, é certo que isso pode trazer muitos prejuízos para a administração pública.

Se Luciano vai conseguir transpor essas dificuldades, é bom estar preparado que forças ocultas também trabalham para que o processo seja viabilizado. É o jogo.

Governo próprio

O governador Paulo Dantas atendeu os aliados, está formando um secretariado com composições políticas e vai estabelecer um governo próprio, com projetos específicos principalmente na área social. Sabe que terá um grande desafio pela frente: a falta de recursos.

Concursos mantidos

Mesmo com as dificuldades que enfrentará no seu próximo governo, o governador vai cumprir com os compromissos da realização de concursos públicos e um deles, para delegado de polícia, será concretizado a partir do mês de janeiro.

No ar

As indenizações de 100% dos imóveis nas regiões atingidas pela mineração da Braskem ainda não foram efetivadas, embora a empresa diga que está próximo disso. Por outro lado, o levantamento é de que muita gente ainda não foi indenizada, principalmente as empresas que fecharam suas portas e que estão no entorno do bairro do Pinheiro.

Proforma

Até o dia 14 de dezembro, o Poder Legislativo receberá inscrições para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, na vaga deixada pelo então Conselheiro, Cícero Amélio. O alagoano que preencher os requisitos pode concorrer, mas ser escolhido é onde existe a complicação.

Acelerando

Como havia prometido, o governador Paulo Dantas já enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que isenta o IPVA para motociclistas e motoristas de aplicativos. A urgência requerida vai permitir que até o final do ano a matéria seja aprovada para sanção. A medida visa beneficiar todas as motocicletas com até 175 cilindradas, além de perdão para quem ainda está devendo o tributo.

Pressa

O governo Paulo Dantas estima que a Assembleia Legislativa dê o sinal verde rapidamente para instituir a 13ª parcela do cartão Cria, que beneficiará cerca de 140 mil famílias alagoanas. Com essa disposição, Dantas cumpre um dos seus primeiros compromissos de campanha

Compensação

O governo de Alagoas estuda a possibilidade, assim como outros estados, de aumentar o percentual do ICMS nos combustíveis, telecomunicações e energia para compensar as perdas de recursos, o que pode inviabilizar alguns projetos já anunciados durante a campanha política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *