Confira fatos e notícias desta quarta-feira (14)
   14 de dezembro de 2022   │     7:50  │  0

Muito embora a Braskem informe que tem avançado nas tratativas com os moradores da região atingida pela mineração da empresa, outros segmentos querem providências do poder público para resolver o impasse. A desocupação da área dentro do mapa tem atingido duramente prestadores de serviços e comerciantes.

Além dos graves problemas financeiros provocados pela empresa com a população de diversos bairros, a concessão de serviços públicos para quem reside no entorno é cada vez mais complicado.

A falta de políticas públicas ressentidas na região é uma das grandes dificuldades de quem mora nas adjacências.

Para advogados que pleiteiam para seus clientes uma indenização justa, a Braskem tem que fazer uma avaliação mais consistente sobre os valores esperados pelos proprietários de imóveis, o que não tem sido feito até agora, argumentam eles.

Vigilante

Os advogados de alguns proprietários de imóveis asseguram que a OAB estará vigilante e acompanhará todas as ações com os órgãos públicos envolvidos com essa situação, inclusive com a participação efetiva do Ministério Público.

Reta final

Termina hoje o prazo para que pessoas se inscrevam e concorram à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas. Como é um cargo muito cobiçado pelas benesses que proporciona, logo mais se saberá quem levará a taça. Nomes fortes estão sendo esperados de última hora e algum desses é que se acomodará no Palácio de Vidro da Avenida Fernandes Lima.

Gravidade

Os atos de violência no Distrito Federal na noite da última segunda-feira, exatamente depois da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, demonstram a gravidade da situação. A prisão do cacique TSerere Xavante foi o estopim para a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal. Situação tensa, ninguém sabe o que pode acontecer até o dia da posse do novo presidente.

Impacto

A Universidade Federal de Alagoas, que foi obrigada a fechar o restaurante universitário por falta de recursos, pode afetar mais serviços essenciais, como segurança, limpeza e até motoristas. A Ufal, entretanto, acredita que a situação possa ser resolvida nos próximos dias

Descaso

Uma paciente que foi redistribuída para o Cora, no Pam Salgadinho, pelo Hospital Universitário, que é atolado em burocracia, tem comido o pão que o diabo amassou. Ali, a esperança de uma cirurgia eletiva que tem incomodado com sangramento a paciente só para dezembro do próximo ano. Mas é culpa do sistema, dizem os servidores no atendimento, bastante aborrecidos.

Precaução

As visitas e movimentações pelos corredores dos hospitais públicos de Alagoas foram proibidas pela Secretaria de Saúde, para evitar mais contaminações da Covid que tem se alastrado pelo Estado nos últimos 30 dias. O momento é de precaução por parte da população, que ainda parece não ter percebido o crescimento da doença desde junho passado.

Aprovadas

A Prefeitura de Maceió informou ontem que antecipou o pagamento de dezembro e o 13º para todos os servidores efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas e estagiários do município. O valor cairá na conta amanhã. A previsão é que serão injetados mais de R$ 160 milhões na economia local neste final de ano.

Escola 10

A Seduc, em parceria com a Caixa Econômica iniciou ontem o pagamento do Cartão Escola 10 relativo a maio. O benefício consiste em uma Bolsa Permanência de R$ 100 mensais para estudantes com frequência escolar igual ou superior a 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *