Confira fatos e notícias desta quinta-feira (29)
   29 de dezembro de 2022   │     7:59  │  0

Cumprindo o que havia prometido, o governador Paulo Dantas anunciou o resultado final do concurso para Oficial Combatente e Militares em carreira inicial, divulgado na última terça-feira no Diário Oficial, e se prepara para nomeá-los possivelmente a partir de fevereiro próximo, quando forem realizados todos os procedimentos estabelecidos no Edital.

Com a nomeação no próximo ano de desses agentes públicos, o governo do Estado inicia uma série de certames que inclui, também, concurso para delegados de Polícia e outras categorias, dentro do cronograma do seu plano de governo. Também deverão ser agraciados ao longo de 2023, professores e agentes de saúde.

Recomendação

Nas últimas reuniões com seus auxiliares antes da posse do segundo mandato, o governador Paulo Dantas tem recomendado atenção especial para a área social, em que projetos sociais foram escolhidos como prioritários para a próxima gestão.

Solução emergencial

A SMTT já decidiu proibir, durante o período de festas de final de ano, a circulação em grande parte da orla marítima, o tráfego de veículos de cargas com capacidade superior a cinco toneladas. O objetivo é facilitar o tráfego na área que recebe a visita de milhares de turistas.

Fiscalização

A fiscalização e orientação ficará a cargo do órgão de trânsito, o qual, inicialmente, orientará os motoristas de carros pesados a procurar alternativas em ruas adjacentes. A decisão está valendo desde a última terça-feira.

Melhoria duvidosa

A Equatorial anunciou ontem que os serviços oferecidos à população vêm melhorando a cada dia e mais de R$ 1,2 bilhão já foi investido para a garantia do sistema elétrico. Embora afirme que as interrupções durante o ano de 2022 diminuíram de 67 horas para 18, na prática a coisa não é bem assim. No período natalino, por exemplo, várias regiões foram atingidas pela falta de energia.

De plantão

Para evitar que novos apagões aconteçam durante o réveillon, dezenas de equipes foram escaladas para evitar qualquer interrupção de energia e, no caso de acontecer, a recuperação do sistema deve ser feita imediatamente.

Prejudicados

No interior, por exemplo, os consumidores são os mais penalizados com a falta de energia. No Bosque Rio Mar, em Barra de Santo Antônio, a falta de energia é constante e até agora não foi encontrada uma solução para o problema. Os moradores, entretanto, esperam que possa passar a virada do ano com energia.

Recuperação

O superintendente da CBTU, Carlos Jorge Cavalcante, assinou ontem contratos para recuperação da Estação Gustavo Paiva e para a reconstrução da rampa de acesso à Estação Rio Largo, o que irá proporcionar, dentro de pouco tempo, a volta dos VLTs até Lourenço de Albuquerque.

Tempo instável

A proposição de um título para o deputado federal eleito Fábio Costa fez esquentar o tempo na Câmara de Vereadores. As reações foram intensas com acusações pela vereadora Teca Nelma, do PSD, mas a horaria de Cidadão Honorário de Maceió foi aprovada.

Posse

A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, deverá contar com, no mínimo, 65 delegações estrangeiras, compostas por chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais. O embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse, informou que este será o maior evento com autoridades internacionais de alto nível no Brasil desde os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *