Confira fatos e notícias desta terça-feira (03)
   3 de janeiro de 2023   │     8:28  │  0

O governador Paulo Dantas vai tentar unir situação e oposição em defesa de Alagoas, mas parece que a coisa não parece ser tão fácil como se imagina. As duas alas, embora Alagoas esteja acima de problemas políticos, vão andar divididas, prenúncio de uma nova disputa em 2024.

Mesmo assim, se prevalecer a disposição de se trabalhar por Alagoas e os protagonistas deixarem para pensar em disputa somente no próximo ano, a população será beneficiada com mais educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. Uma questão, apenas, de bom senso.

Se depender do governador Paulo Dantas, a união de forças de todas as correntes políticas, seja da situação, seja da oposição, é fator fundamental para o desenvolvimento do Estado, que deverá investir pesado na área social e na infraestrutura em todos os municípios alagoanos.

Esforço

Durante as festividades de posse de Dantas e Ronaldo Lessa no último domingo, os bastidores apontavam que agora é a hora de esquecer as divergências e trabalhador em defesa do Estado. Como todos conhecem a política alagoana, em que bicudos não se beijam, é torcer para que, mesmo assim, tudo dê certo.

Muito trabalho

Superadas as divergências, montado o secretariado e definida as prioridades, o governador Paulo Dantas diz que agora é trabalhar. Manter o que vem dando certo e corrigindo eventuais detectadas durante a transição.

Novo projeto

Como o Supremo Tribunal Federal entendeu que, no caso de Alagoas, o deputado Marcelo Victor pode ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa, agora é apenas definir quem fará parte da Mesa Diretora para os próximos dois anos. Com maioria folgada no parlamento alagoano, Marcelo Victor, se pudesse, seria aclamado por todos os parlamentares.

Pra valer

O aumento do ICMS já definido e que passou pela Assembleia Legislativa sob a argumentação de repor as perdas financeiras durante a pandemia, será implantado pela Secretaria da Fazenda. Com isso, os produtos deverão ficar mais caros, inclusive os combustíveis, que refletirão naturalmente nos transportes de cargas.

As bebidas também sofrerão reajustes consideráveis e atingirão o segmento de comercialização dos produtos.

Mudanças

Com a nomeação do senador eleito Renan Filho para os Transportes, Alagoas deverá ter modificações na estrutura do órgão nos próximos dias, antes mesmo da participação nas indicações da bancada federal para outros ministérios. A equipe deverá ser modificada com indicações políticas, como é comum acontecer na mudança de governo.

Alagoas na Cultura

Sandro Regueira, servidor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, de Maceió, será o subsecretário do Ministério da Cultura, nomeação que foi confirmada pelo Secretário Executivo do Minc, Márcio Tavares. Ele chamou a atenção por gerir, ao longo dos últimos três anos mais de 20 projetos bem sucedidos entre organizações da sociedade civil e o governo federal.

Currículo

Além de servidor da CBTU, Sandro é produtor musical e cultural, compositor, graduado em Marketing, Relações Públicas, está concluindo a graduação em Física e os mestrados em Políticas Públicas pela Fiacso e em Administração pela Ufal.

Posse

O ex-governador de Alagoas e senador eleito, Renan Filho (MDB), assume hoje, às 11h, o cargo de ministro do Transportes do governo Lula , em cerimônia que será realizada na Esplanada dos Ministérios. O ex-ministro Marcelo Sampaio transmitirá o cargo para o alagoano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *