Confira fatos e notícias desta quinta-feira (05)
   5 de janeiro de 2023   │     7:56  │  0

O governador Paulo Dantas vai começar a sua corrida para a capital federal no sentido de conseguir recursos federais para a conclusão de várias obras consideradas fundamentais, em Alagoas, a exemplo do Canal do Sertão e rodovias federais ainda inclusas no estado. Como tem um bom relacionamento com o presidente que se aumentou durante a campanha política, Dantas sabe que os recursos neste início de governo são escassos, mas acredita que o governo federal será sensível aos pleitos que serão encaminhados.

No encontro que terá ainda neste mês de janeiro em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores, entre eles Paulo Dantas, levarão relatórios circunstanciados mostrando a paralisação de obras, as que são fundamentais para alavancar a economia e os projetos para os quatro anos de governo.

AGRICULTURA FAMILIAR

Além de projetos ousados da administração estadual, uma das prioridades do governador de Alagoas será o incentivo à agricultura familiar, aliada às obras do trecho 5 do Canal do Sertão, que levará água em abundância até o município de Arapiraca.

REPERCUSSÃO

Durante os últimos dias com o anúncio de que o estado este ano realizará vários concursos públicos, a repercussão com o governo de boa parte da população foi muito positiva. Depois de arrumada a casa e com as ações do governo definidas, Paulo Dantas sairá em busca de mais recursos para consolidar o seu planejamento para o ano de 2023.

ALTO LÁ

A alta nos preços das passagens aéreas, quando o querosene de avião baixo de preço, tem afastado turistas de todo o Brasil. Para se ter uma ideia, é mais barato viajar para países da América do Sul do que mesmo para o Sul e Sudeste.

COMPOSIÇÃO

Já está tudo acertado para o deputado Marcelo Victor, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Isso vai acontecer no dia 1º de fevereiro, quando tomarão posse os deputados eleitos e reeleitos nas eleições de outubro.

CARTA NA MANGA

Enquanto não se define quem participará da Mesa Diretora, o próprio presidente da Assembleia, Marcelo Victor, tem uma carta na manga caso, por um fator ou por outro, não possa se candidatar. Trata-se do deputado Bruno Toledo, que hoje preside a Comissão de Constituição e Justiça.

MALHA FERROVIÁRIA

Ao tomar posse como ministro dos Transportes, Renan Filho prometeu ter uma atenção especial para a malha ferroviária no Brasil. Mas isso não inclui o sistema da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que está vinculado ao Ministério das Cidades.

DECISÃO

Deverá ser ainda este mês que a Braskem vai apresentar à CBTU o estudo feito para alterar o itinerário do novo sistema ferroviário em Maceió, cujo trecho do bairro do Mutange está interrompido há alguns anos.

EMBATE

A decisão do atual governo de restringir a posse de arma deve encontrar grande resistência no Congresso Nacional, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal. Deverá ser o primeiro embate entre situação e oposição.

BOM JESUS

A Chesf aumentou a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó para a realização da procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, no município de Penedo. Por meio de carta emitida na terça-feira (3), a Chesf explicou que a vazão na UHE de Xingó será de 1.500 m³/seg entre os dias 5 e 7 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *