Confira fatos e notícias desta quinta-feira (19)
   19 de janeiro de 2023   │     9:10  │  0

O governo federal vai enfrentar o seu primeiro desafio depois de o Ministério da Educação autorizar o reajuste de 15% sobre o atual piso salarial dos professores, que poderia vir a inviabilizar as finanças de estados e municípios. A reação, automática, foi da Confederação Nacional dos Municípios, que orientou a todos eles, mais de 5 mil pelo Brasil afora, ignorarem o aumento anunciado pelo governo federal, cujo impacto do reajuste torna a administração ingovernável “por mais que entendamos como é importante”, ressaltou a CMN.

Agravamento

Para a Confederação, o aumento de 15% pode impactar a situação fiscal dos municípios brasileiros e parece que desta vez o professorado não será beneficiado. Para a instituição, é apenas uma questão de sobrevivência financeira, a não ser que receba ajuda do governo federal para viabilizar o reajuste.

Sem perspectiva

A possibilidade da nomeação de Mac Lira para uma secretaria a ser criada no município de Maceió, não passou de especulação. Lira, que comandou um dos mais arrojados projetos de construção de casas populares no governo de Rui Palmeira, agora desempenha função equivalente na Secretaria de Infraestrutura do governo do Estado, ao lado do próprio Rui.

Piso garantido

Numa ação efetiva e que não acontecia há vários anos, a Secretaria de Comunicação do Estado conseguiu valorizar a categoria dos jornalistas aplicando o piso salarial da categoria. Vale destacar a vontade do governador Paulo Dantas e o empenho dos secretários Joaldo Cavalcante, da Comunicação, Luiza Barreiros, do Gabinete Civil, e o apoio dos jornalistas Wendel Palhares, secretário-executivo da Secom, e ainda a interlocução de Alexandre Lino e Fátima Almeida.

Correção

Os salários pagos até então pelo governo do Estado aos profissionais da comunicação fugiam da realidade do mercado local e somente com a ação dos profissionais supra referenciados foi corrigida uma situação de mercado que perdurava há anos e dificultava a contratação de jornalistas para o quadro da Secom.

Lei Delegada

Par permitir o ajuste, marco histórico da categoria, o governo de Alagoas usou a Lei Delegada aprovada pela Assembleia Legislativa na última terça-feira e realinhou os salários para pouco mais de R$ 4,4 mil, estabelecendo o mesmo cenário praticado nas empresas do mercado alagoano.

Consolidado

A sensibilidade de oxigenar o mercado jornalístico com um novo piso salarial foi primeiro do secretário Joaldo Cavalcante, o qual, a propósito, foi o último a garantir o piso salarial quando esteve no cargo entre 1999 e 2006.

Reconhecimento

O governador Paulo Dantas depois de assinar a equiparação dos salários dos assessores da Secretaria de Comunicação aos praticados no mercado local, disse que “este é o momento de fazer a valorização profissional de quem trabalha para melhor informar o povo alagoano”.

Lira internado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi internado nessa quarta-feira (18/1), no Hospital DF Star, em Brasília, diagnosticado com pedra nos rins, segundo informações do portal Metrópoles. Lira teria saído às pressas de um almoço de que participava com parlamentares das bancadas estaduais do Progressistas após apresentar o problema de saúde.

Jovens

Aproximadamente quatro mil jovens alagoanos de 15 a 29 anos serão entrevistados para a pesquisa DATAJOVEM, que tem o objetivo de traçar o perfil detalhado dessas pessoas para a construção de políticas públicas mais eficazes. O mapeamento está previsto para ser iniciado em fevereiro deste ano, nos 102 municípios de Alagoas.

Jovens 2

A pesquisa é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj-AL); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AL); a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); a Ufal, por meio do Laboratório das Juventudes (Labjuve), e o Instituto Unibanco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *