Confira fatos e notícias deste fim de semana
   28 de janeiro de 2023   │     16:30  │  0

Ao longo das investigações sobre a contratação sem licitação de empresa para a coleta de lixo, em Arapiraca, muitas surpresas estão sendo desvendadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, que, pasmem, descobriu que a empresa contratada é estritamente familiar e vem atuando na área durante muitos anos.

Inicialmente, como aconteceu em Maceió anos atrás, quem pintava na área era a conhecida Limpel, a qual, mais tarde, se transformou em Eleva Soluções Ambientais e agora Ciano. Ou seja, o controle acionário da companhia vem sendo distribuída entre os próprios familiares, numa continuidade que está impressionando os integrantes da Comissão.

GRAVIDADE

Uma das maiores preocupações da Comissão Parlamentar de Inquérito é descobrir onde foram parar vários contratos, pagamentos e procedimentos jurídicos que dessem respaldo às faturas pagas pela prefeitura, que já atingem a bagatela de mais de R$ 40 milhões

MISTÉRIO

Como diz o velho ditado que quem não deve não teme, é preciso que alguém devolva os documentos que sumiram de várias secretarias da prefeitura de Arapiraca. Ali pode estar o motivo dessa confusão toda e que ainda vai dar muito o que falar.

DEPOIMENTOS

Como algumas oitivas foram dispensadas para uma ação surpresa que aconteceu na terça-feira passada, os depoimentos estão previstos para acontecer na próxima semana. No processo deverão depor secretários e pessoas ligadas às áreas financeira e administrativa.

ÁREA DE RISCO

Quem conhece os bastidores das administrações públicas sabe que a realização de licitação para a contratação de empresas coletoras de lixo é área perigosa. Foi assim, também, que explodiu a conhecida Máfia do Lixo na administração do então prefeito Cícero Almeida. Mal cheiroso, o lixo continua fazendo estrago.

FAZENDO VÍTIMAS

Este mesmo problema que complicou a administração de Cícero Almeida, em Maceió, chegou também a Arapiraca e, coincidentemente, iniciando com a Limpel, que esteve no alvo das autoridades tempos atrás na capital do Estado.

TENTATIVA

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a SMTT, bem que está tentando melhorar o caótico trânsito da capital com a implantação de mais de 60 semáforos inteligentes. Mas nada disso resolve se os motoristas, muitos negligentes, não cooperarem. É rotineiro observar, nas vias de maior movimento, condutores esquecidos dos semáforos com atenção ao celular.

OUTRO ENTRAVE

Uma grande parte de motoristas de táxis, motos e até mesmo ônibus da linha municipal também não colabora, invadindo as duas pistas, no caso Fernandes Lima e Durval de Góis Monteiro, tomando o espaço alheio. É por isso que a SMTT terá que ter mais atenção e punir os contumazes infratores.

ABUSO

Além de prestar um mau serviço, as tarifas de água e saneamento praticadas pela BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento da região metropolitana de Maceió, são contestadas por várias comunidades, a exemplo dos moradores do bairro do Ouro Preto.

ABUSO 2

Ali, de acordo com denúncias, as contas se multiplicaram nos últimos meses, com valores altos, mas a empresa concessionária insiste que tudo corre dentro da normalidade.

» Até agora, avaliam inquilinos do Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas vem cumprindo tudo que prometeu durante a ácida campanha política do ano passado.

» Vai convocar concursados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e prometido ampliar o número de vagas para o Detran.

» Poderá sair do papel a qualquer momento, o projeto de um ramal ferroviário entre as cidades de Piranhas e Delmiro Gouveia. O projeto, eminentemente turístico, tem contado com o apoio de empresários e da classe política.

» -Parece ser ilusão esta história de 5G em Alagoas. A comunicação entre usuários está cada vez pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *