A Câmara e o Senado da República realizam hoje a escolha dos presidentes das duas casas legislativas, mas garantida, por enquanto, somente a eleição do deputado Arthur Lira, que conta com o apoio, também, do Partido dos Trabalhadores.
Numa eleição acirrada em que, na semana passada, os partidos divergiram sobre a escolha do presidente do Senado, ainda é indefinido quem será mesmo o presidente, e o senador Rodrigo Pacheco tenta a reeleição. Como o voto será secreto, a oposição joga na possibilidade de mudar o placar, o que de fato pode acontecer.
Enquanto o presidente Lula dá apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco, mas sem radicalizar, Jair Bolsonaro não deixou, durante todo o final de semana dos Estados Unidos onde se encontra, o celular para pedir votos para Rogério Marinho. Ou seja, uma disputa entre o ex e o atual presidente da República.
BOMBARDEIO
Com a eleição da Câmara dos Deputados definida – nem zebra os deputados admitem -, a disputa acirrada para o Senado se acentuou durante todo o início da semana. Almoços, jantares, telefonemas e reuniões foram os destaques da campanha dos candidatos Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho.
REELEIÇÃO
O deputado Marcelo Victor também será reeleito presidente da Assembleia Legislativa sem qualquer contratempo. A votação será aberta e ninguém, salvo algumas raras exceções, irá votar contra o atual presidente.
MANTENDO CARGOS
Um dos mais destacados cargos da Mesa Diretora, o de 1º Secretário, deverá ser exercido pelo deputado Francisco Tenório. As modificações serão pontuais com a presença de novos deputados eleitos em outubro do ano passado.
AJUSTES
O que está previsto através de acordos políticos é a manutenção de Galba Novaes, que ficou na primeira suplência nas eleições passadas. Como é bastante ligado ao governo, um deputado será convocado para uma secretaria para sobrar a vaga para ele. Outras acomodações também estão previstas para os próximos dias.
CAMELO CONTINUA
O deputado Sílvio Camelo vai continuar sendo o líder do governo na Assembleia Legislativa. Sua escolha pelo governador Paulo Dantas foi pelo desempenho do parlamentar nos últimos anos na Casa de Tavares Bastos. O deputado fez bem o dever de casa.
CAOS NO TRÂNSITO
Uma colisão próxima à Casa da Indústria e as fortes chuvas caídas na capital durante toda a madrugada de ontem transformaram o trânsito de Maceió em um caos. Nas avenidas Durval de Góis Monteiro, Fernandes Lima e Via Expressa, a situação foi de maior gravidade e parou a cidade, enquanto os alagamentos atingiram várias ruas na parte baixa da cidade.
CURSO DE FORMAÇÃO
O governo do Estado já estabeleceu para a primeira quinzena de abril o início do curso de Formação dos que foram aprovados em concurso da Polícia Militar. A secunda etapa está marcada para dezembro deste ano.
COLAÇÃO SOCIAL
Após um período suspensa devido à pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) volta a oferecer a Colação de Grau Social aos estudantes concluintes da graduação. Os interessados devem fazer uma solicitação por e-mail para gr@reitoria.ufal.br e aguardar a confirmação da data. O serviço foi instituído na Ufal desde 2016 com o objetivo de humanizar e qualificar a colação de grau dos estudantes que não têm condições para financiar uma solenidade de formatura.
» Após um período suspensa devido à pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) volta a oferecer a Colação de Grau Social aos estudantes concluintes da graduação. » O governo do Estado pagou na segunda-feira (30) o benefício especial dos 24 servidores estaduais que migraram para o Regime de Previdência Complementar (RPC) e tiveram o direito reconhecido. » A entrega do Prêmio Jadson Andrade de Direitos Humanos será realizada no dia 2 de fevereiro, às 15h, no auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara. A iniciativa é da Semas. A premiação reconhece o trabalho de pessoas e instituições que ajudaram a construir políticas públicas para o combate à LGBTfobia.