Confira fatos e notícias desta terça-feira (14)
   14 de fevereiro de 2023   │     10:14  │  0

Maceió reviveu uma das maiores prévias carnavalescas dos últimos anos pós-pandemia no domingo passado, quando dezenas de milhares de foliões passaram pela praia de Pajuçara prestigiando o conhecido bloco o Pinto da Madrugada. Com muita alegria e animação, embora sob uma sensação térmica de 40 graus, o evento foi marcado pela apresentação de orquestras de frevos da capital e do interior, festa que ficará marcada na memória dos alagoanos e dos turistas que invadiram Maceió nos últimos dias.

Com um policiamento ostensivo, o apoio de helicóptero da Segurança Pública e das forças que se fizeram presentes, o desfile do Pinto da Madrugada ocorreu em clima da maior descontração, com o colorido se destacando nas fantasias dos foliões. A prefeitura de Maceió, em relação à coleta de lixo, foi impecável. Com garis animados ao som do frevo, reforçaram a logística do evento, realizando um trabalho eficiente.

VULCÃO NA AVENIDA

Com milhares de foliões no último domingo, o bloco O Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, deu um show de apresentação com grande participação popular na praia de Pajuçara.

DEFICIÊNCIA

Um dos pontos mais criticados por pessoas dom dificuldades de locomoção, principalmente cadeirantes, foi a péssima conservação das calçadas no entorno da Fundação Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá. Com buracos em toda sua extensão, o acesso ficou prejudicado para muita gente, que criticou o abandono do local pelo poder público.

TRANSFERÊNCIA

Centenas de integrantes da Polícia Penal realizaram, no início da manhã de ontem, uma megaoperação para transferir 800 detentos para o novo presídio da capital. A transferência ocorreu sem incidentes, numa operação comandada pela Secretaria de Segurança Pública.

ALERTA

Os secretários da Fazenda de Alagoas, George Santoro, e do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior, alertaram, em artigo publicado no final de semana, sobre o risco que correm todos os estados da Federação pela perda real de arrecadação no segundo semestre de 2022, o que reflete até hoje.

RECUPERAÇÃO

Eles defenderam que é necessário que a União e os estados avancem para que os impactos dessa reestruturação forçada dos orçamentos estaduais possam ser solucionados com um acordo que não gere desconforto federativo.

PREVISÃO

Para Santoro e Renê Oliveira, a necessidade da recomposição dessas perdas é emergente, caso contrário nos próximos anos começará um novo ciclo de crise fiscal.

AFLIÇÃO

Pelo menos 38 municípios das regiões do Agreste e do Sertão têm sentido na pele a falta da presença de carros-pipa que abasteciam centenas de comunidades. O caso vem se agravando e até agora não se tem uma definição sobre a liberação por parte do governo federal.

SALÁRIO

O governo de Alagoas anunciou ontem que a liberação do salário dos servidores estaduais referente a fevereiro será antecipada. O pagamento ocorrerá já nesta sexta-feira (17), dia que antecede o início do carnaval, segundo informações divulgada pelo governador Paulo Dantas.

SALÁRIO 2

Ao todo, o pagamento será destinado a quase 80 mil servidores da rede estadual, fazendo girar R$ 500 milhões na economia alagoana, movimentando o setor de serviço e comércio.

» A Justiça Federal de Alagoas alterou a composição do órgão após promoções de juiz e desembargadores federais ocorridas em setembro de 2022.

» O Ato da Presidência do TRF5 está publicado no Diário Oficial Eletrônico, disponível na página da JFAL na internet. Também haverá modificações em outras Varas da 5ª Região.

» As eleições unificadas dos conselheiros tutelares, que acontecerão no primeiro domingo de outubro, foram pauta de uma reunião que aconteceu ontem na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

» O presidente Hugo Wanderley, garantiu que a Associação vai defender e auxiliar no esclarecimento aos prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *