Confira fatos e notícias desta sexta-feira (10)
   10 de março de 2023   │     8:06  │  0

Deverá sair na próxima semana o acordo definitivo entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o prefeito JHC, que deverá ter no seu secretariado nomes referenciados nas urnas nas últimas eleições.

Seria o troco dado à família Calheiros, que irá tentar, mais uma vez, tomar a prefeitura de Maceió. O avanço do MDB em redutos do Partido Progressista não está sendo bem visto pela ala lirista, que detém a hegemonia tanto na capital do Estado como no segundo maior colégio eleitoral, Arapiraca.

Mesmo com a migração de alguns prefeitos para o MDB, o PP e o União Brasil mantém grandes redutos eleitorais, a exemplo de Maceió, Arapiraca e Rio Largo, comandado pelo prefeito Gilberto Gonçalves.

Os três tiram a diferença de pequenos outros municípios que decidiram ir para o outro lado.

CAMPANHA ELEITORAL

Com o programa “Bom dia, prefeito”, todas as segundas-feiras, JHC inicia sua campanha à reeleição. Ele produz um programa em que responde a perguntas do eleitorado e analisa críticas pontuais, mas com respostas prontas. Até quando será permitido pela Justiça Eleitoral ninguém sabe.

VAI COMEÇAR

A judicialização com relação às eleições para prefeito de Maceió vai começar bem antes do que se previa. As iniciativas do prefeito JHC de manter um programa semanal em emissoras de rádio tem provocado comentários de bastidores da oposição, que poderá procurar a justiça eleitoral nos próximos dias.

MAIS CUIDADO

Além dos projetos que estão em andamento, como o Renasce Salgadinho, a prefeitura de Maceió não pode se descuidar de tapar os buracos da cidade, melhorar o trânsito e concluir a interminável obra da ciclovia das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.

CERCANDO

Se o projeto de lei proposta pelo deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça vingar, a Braskem ficará impedida de distribuir dividendos com seus acionistas até resolver todos os problemas da tragédia que se abateu sobre os moradores do Pinheiro e adjacências. Isso também vale para outras empresas do ramo que causaram grandes prejuízos à população nos últimos anos.

EM TEMPO

A inauguração de um setor especializado para tratar de endometriose no Hospital da Mulher, um mal que tem atacado as mulheres nos últimos anos e que passou a ser um caso de saúde pública, foi uma das decisões mais importantes do governo de Paulo Dantas. Pelo menos entre 90 e 100 mulheres serão atendidas mensalmente no ambulatório, cujo tratamento está garantido pelo SUS.

SE ALASTRANDO

A doença, que invade o endométrio e órgãos outros do corpo da mulher, já atingiu um número bastante significativo em todo o Brasil. São 7 milhões de mulheres atingidos pela doença, que passa agora a ter um cuidado mais especial pelo governo do Estado.

AGILIZAÇÃO

A partir de agora, o processo de cirurgias de endometriose deve ser acelerado. Tem gente que está na fila do Hospital Universitário há mais de um ano, sem muitas perspectivas, e a doença continua se alastrando. Além da fila, a burocracia tem atrapalhado e muito os pacientes.

CONFUSÃO

A disputa pelo comando da Câmara Municipal de Arapiraca sabe quando começou, mas ninguém sabe quando termina. Dois grupos se acham no direito de comandar o legislativo da maior cidade do interior de Alagoas, mas a CPI do Lixo colocou panos quentes entre os vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *