Confira fatos e notícias desta quarta-feira (10)
   10 de maio de 2023   │     7:15  │  0

O governador Paulo Dantas está fazendo todos os esforços, mas o reajuste salarial dos servidores públicos que acontece todos os anos continua no forno.

O desempenho da arrecadação do ICMS exige que o assunto seja momentaneamente postergado.

Com a garantia de recuperação do ICMS que começou este ano depois da pandemia, com nova alíquota sobre os combustíveis, telecomunicações e energia elétrica, a esperança é que o saldo em caixa permita ao governo atender os servidores. Se não na sua totalidade, pelo menos com um reajuste básico.

Com essas dificuldades, o anúncio do reajuste deverá acontecer até o final de maio ou o mais tardar em junho em plenos festejos juninos, muito embora os recursos para investimentos estejam garantidos através de empréstimo já autorizado pela Assembleia Legislativa.

PRECAUÇÃO

Para anunciar o reajuste ao funcionalismo sem a garantia de maior arrecadação, o Estado corre o risco de dar um tiro no pé. A pressa poderia complicar a situação não tão favorável aos cofres públicos, o que exige um estudo mais aprofundado pela equipe econômica. O servidor, entretanto, não deverá passar em branco neste ano de 2023.

SEM PRIORIDADE

Nas hostes governamentais não existe o interesse urgente de se lançar um candidato a prefeito de Maceió, o que não seria uma prioridade dos grupos alados. O foco está voltado mesmo é para o interior do Estado, onde redutos espalhados pelos 102 municípios garantiram a eleição de Paulo Dantas, Renan Filho e outros aliados.

DIFERENÇA

Pode-se não saber a mágica, mas o preço dos combustíveis no vizinho estado de Pernambuco é muito mais atrativo do que em Alagoas. O diesel, por exemplo é 50 a 70 centavos mais em conta.

COMPLICADO

A Braskem tem insistido que está fazendo o dever de casa, ou seja, cumprindo religiosamente o que foi acordado para indenizar os moradores dos bairros afetados pela mineração, mas, a cada semana, aparece mais um problema. Pelo andar da carruagem, ainda está muito longe de a empresa concluir as suas demandas.

O LEÃO EM AÇÃO

Quem tentou iludir o leão com a apresentação de recibos médicos de procedência duvidosa é bom ir se preparando. Em Alagoas, mesmo em número pequeno, a Receita Federal vai tentar buscar o que tentaram ludibriá-la. E as multas são pesadas. No Brasil, pelo menos as declarações de 35 mil pessoas estão sendo investigadas.

VELHAS PRÁTICAS

O tradicional esquema de compras de recibos para abater despesas nas declarações do Imposto de Renda é o alvo principal da Receita, que investigará a fundo as transações de quem supostamente que comprou e de quem supostamente quem vendeu. É o aperto fiscal já esperado pelo contribuinte.

AINDA HÁ TEMPO

Para autoridades da Receita Federal em Alagoas, ainda dá tempo de se fazer uma declaração retificadora, mas o tempo é curto. Diz o velho ditado que é melhor prevenir do que remediar.

BASTA

A violência nos estádios não precisa apenas ser investigada, mas, sobretudo, combatida, punida exemplarmente pelas autoridades. As brigas de torcidas organizadas, como a que vitimou um torcedor do CSA, afasta as famílias dos estádios, estimula a violência e causa prejuízos irreparáveis a todos os segmentos da sociedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *