Confira fatos e notícias desta quinta-feira (18)
   18 de maio de 2023   │     8:18  │  0

A redução do preço dos combustíveis anunciada pela Petrobras e pelo presidente Lula, com sua nova política de comercialização do petróleo, alivia momentaneamente o bolso do consumidor e retira a pressão sobre o governo federal.

Se vai dar certa essa nova política que parece veio para ficar, só o tempo vai revelar se a equipe econômica está certa ou não.

Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou várias vezes reduzir o preço dos combustíveis, afastou o presidente da Petrobras, mas, mesmo assim, quase nada de efeito prático.

O que se questiona é a fórmula ultrarrápida que o atual governo encontrou para parar com os sucessivos reajustes com a política de paridade da empresa com o mercado internacional e a variação cambial, enquanto os técnicos do governo passado nunca encontraram.

EFEITO

Para observadores políticos, ninguém ainda pode prever os efeitos da decisão da Petrobras, a qual, pelos levantamentos feitos desde a eleição passada, a empresa perdeu R% 85 bilhões em valor de mercado.

ALÍVIO

Para a população, a redução no preço da gasolina, diesel e gás de cozinha veio aliviar o bolso do consumidor, rezando para que essa política adotada pelo governo Lula dê certo.

REPERCUSSÃO

A repercussão sobre as medidas da Petrobras foram pra lá de positivas, com deputados, senadores, e aliados do governo fazendo a festa. Se vai permanecer o audacioso projeto, e o presidente Lula diz que é apenas o começo, é outra história.

INCOMPETÊNCIA?

Com uma equipe econômica de primeira linha sob o comando do então ministro Paulo Guedes, no governo Bolsonaro, é de estranhar por que uma fórmula aparentemente simples não foi colocada em prática, e reajustes constantes causaram desconfortos por todo o País.

NÃO É BEM ASSIM

Quando a Petrobras anunciava reajuste nos preços dos combustíveis, era impressionante como empresários faziam a valer as medidas imediatamente. Na oportunidade em que a redução é anunciada, as bombas parecem que andam de marcha à ré.

FISCALIZAÇÃO

Como na comercialização de combustíveis existem empresários com sede de resultados financeiros imediatos como também em outros setores, somente com uma fiscalização severa é que a redução no preço seja imediatamente implantada nas bombas. E o ministro da Justiça, Flávio Dino, prometeu que assim será.

ALVO

Deltan Dallgnol, o conhecido homem da Lava Jato que foi eleito deputado federal com mais de 340 mil votos,
no Paraná, virou alvo de políticos depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral na noite da última terça-feira. Renan Calheiros tachou o ex-procurador de “Pivete ficha suja”, enquanto o deputado federal Alfredo Gaspar sentenciou que a atitude tomada, certamente pelo TSE, “entrará para o lixo da história”.

CÂMARA DE ARAPIRACA

Enquanto a Câmara Municipal de Arapiraca se prepara para cumprir uma nova decisão da Justiça de empossar o novo presidente e convocar novas eleições para a Mesa Diretora em até 15 dias, o recurso do vereador Thiago ML (PROS) – presidente afastado do Legislativo – para impedir estas medidas teve uma movimentação no Supremo Tribunal Federal. A ministra Rosa Weber, presidente da Suprema Corte, expediu um despacho na Suspensão de Liminar para intimar os interessados na petição a se manifestarem no prazo máximo de 72 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *