Confira fatos e notícias desta quinta-feira (1º)
   1 de junho de 2023   │     8:36  │  0

A imprudência, a imperícia e a negligência, três infrações graves capituladas no Código Nacional de Trânsito, são as responsáveis pelos acidentes os quais, invariavelmente, têm a participação de motociclistas, em Maceió. Sem uma pista definida para esse tipo de transporte nas grandes cidades, inclusive na capital do Estado, fica difícil de estabelecer parâmetros seguros para que sejam evitados acidentes. A pressa de alguns e a falta de cuidado de outros, são itens que concorrem diariamente com esses fatores, além da inabilidade de alguns condutores. Como o corredor de circulação de motocicletas não tem locais definidos e a fiscalização é insuficiente, o que se pode prever é mais acidentes. Que a prefeitura aprofunde os estudos e encontre uma solução rápida e prática.

SEM TRANSPARÊNCIA

Um levantamento feito pelo Índice de Transparência e Governança Pública, ranking elaborado pela Transparência Internacional Brasil, revela que apenas quatro das 27 Assembleias Legislativas passaram no teste de informações públicas. A de Alagoas não está entre as quatro, e as piores são Amapá, Piauí e Acre.

AS MENOS RUINS

Como nenhuma das Assembleias conseguiu o índice de ótimo, apenas o Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará obtiveram a cotação de bom.

TREM DO FORRÓ

A CBTU vai começar mais cedo os festejos juninos e faz o primeiro trem do forró neste sábado, dia 3, quando os usuários poderão participar ao som de baiões e forrós. Mais duas viagens serão feitas, dias 10 e 17, tudo em parceria com a Fundação Cultural de Maceió.

HORA CERTA

O deputado Arthur Lira considerou, durante a semana, que a aprovação do texto do arcabouço fiscal foi um sinal para o mercado e para o País. Ele assegurou que a decisão do plenário foi uma sinalização para o empresário, a economia e o investimento privado.

PRIORIDADE

A Câmara dos Deputados, de acordo com Lira, “tem a exata noção de que o Brasil não abriu mão da responsabilidade fiscal, mas vai olhar também para as desigualdades sociais, econômicas e estruturais que o Brasil tem”.

DIVIDIDA

Oposição e situação se dividem no planejamento do DMTT de abrir ruas próximas ao Corredor Vera Arruda, que já tem até na Justiça uma ação civil pública sobre a pretensão. O questionamento é se a abertura de novas vias para o trânsito vai resolver os recorrentes engarrafamentos na região.

PERDA

O conhecido desportista Walter Pitombo Laranjeiras, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, que tem um legado em favor do esporte brasileiro, faleceu ontem em sua casa aos 89 anos. Além de desportista, Toroca, como era carinhosamente chamado, foi vereador por Maceió e deputado estadual. Alagoas perde um dos seus maiores talentos.

DIVERSIDADE

A Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE) integra o mais novo Fórum Permanente de Equidade e Diversidade, criado no âmbito das Procuradorias Estaduais. A iniciativa fará um estudo e acompanhamento do perfil das procuradoras e procuradores e das servidoras e servidores dessas instituições, a fim de garantir melhor acolhimento.

SEGURANÇAS NAS ESCOLAS

A SSP e a Seduc deram início aos encontros cotidianos que devem ajudar nas ações para garantir a segurança nas escolas de Alagoas. A primeira Mesa de Situação de Segurança Escolar foi realizada na manhã de ontem, na sede da Seduc, com a participação de representantes das duas pastas e também de integrantes do Observatório de Segurança criado pela SSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *