Confira fatos e notícias desta sexta-feira (09)
   9 de junho de 2023   │     8:19  │  0

Como a tragédia da Braskem acendeu um sinal de alerta sobre possíveis novos desastres, inclusive ecológico, o projeto de se construir um depósito de ácido sulfúrico por uma empresa francesa no Cais do Porto enfrentará algumas
dificuldades.

A OAB e outras instituições, inclusive o Ministério Público, devem promover nos próximos dias uma audiência pública sobre o assunto que vem movimentando os bastidores políticos.

O objetivo é evitar um possível caso de acidente com danos às pessoas e ao meio ambiente, muito embora a empresa esteja adotando todas as medidas preventivas para viabilizar o empreendimento.

ESPAÇO NA MÍDIA

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, deu um passo à frente para tentar viabilizar que o PT tenha seus próprios canais de rádio e tv abertos. O pedido foi entregue ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e Gleisi justifica que essa ação “será mais um instrumento do PT em sua luta em defesa da democracia”.

OXIGENANDO

O pagamento da primeira parcela antecipada do INSS fez com que a população corresse às lojas e pagasse prestações. O volume de recursos na economia alagoana é um alívio para o empresariado local, que contará com nova liberação a partir dos primeiros dias de julho.

ATENTOS

Os órgãos de segurança, especialmente do Corpo de Bombeiros, estão atentos para este mês do ano, quando existem riscos de acidentes com fogos. As perícias estão fazendo um verdadeiro arrastão na periferia da cidade, que começa a comemorar as festas de São João.

RECLAMAÇÕES

Usuários da Equatorial querem saber por que em centenas de residências o consumo apresentado pela empresa tem mais do que duplicado. Ao reclamar, o usuário tem que esperar pacientemente por uns quinze dias para saber se está tudo certo ou se houve algum engano. A segunda alternativa é mais provável. Enquanto isso, a conta chega.

FISCALIZAÇÃO

O Procon, por sua vez, deve questionar a Equatorial pelas constantes reclamações dos usuários, os quais, mesmo com o reajuste na energia elétrica, os valores são aquém do previsível.

SUBSTITUIÇÃO

Os usuários da Equatorial que têm energia solar, inclusive alguns engenheiros eletricistas, também não entendem como os medidores estão sendo substituídos sem motivos aparentes. No final, a conta é alterada.

RODA DE NEGOCIAÇÃO

Será na segunda-feira, dia 12, a reunião de técnicos da Secretaria da Fazenda e do Planejamento om representantes do movimento unificado dos servidores públicos do Estado. O objetivo é encontrar folga no orçamento para garantir reajuste salarial este ano.

SINALIZAÇÃO

Em encontros anteriores, o Estado saiu de zero reajuste para a possibilidade de um aumento de 5,79%, mas que deverá ainda ser bastante discutido entre as partes. O efeito, entretanto, seria para os meses de abril e maio do próximo ano. O receio do governo é de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que traria sérios prejuízos para o estado de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *