Confira fatos e notícias deste fim de semana
   25 de julho de 2022   │     15:00  │  0

A participação da OAB Alagoas no processo de fiscalização das eleições deste ano certamente auxiliará bastante o trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que se mantém atento quando a possíveis exageros de candidatos.

Até agora apenas alguns casos esporádicos de campanha antecipada, mas a Justiça está de olho naqueles que tentam burlar a legislação, fazer campanha antecipada para obter ganhos políticos. Com a entrada da OAB no processo, participando de auditorias permanentes, por certo o resultado será outro.

ACORDOS ESPERADOS

Aos poucos os candidatos majoritários e proporcionais vão definindo suas alianças políticas, principalmente no interior do Estado, onde algumas composições estão a princípio resolvidas. Até o dia 5 de agosto, entretanto, podem ocorrer mudanças no atual quadro político.

SEM SAÍDA

O governo de Alagoas esta semana anunciou a redução do ICMS no preço do etanol depois, naturalmente, de observar que alguns estados saíram na frente. Como o momento é político, as informações plantadas nas redes sociais foram de que o governador foi sensível ao projeto de redução no preço do etanol.

CARONA

Depois da iniciativa do governo federal de aprovar projeto reduzindo a cobrança de ICMS sobre combustíveis nos estados com o apoio do Congresso Nacional, alguns governadores querem capitalizar a redução com propaganda enganosa.

RACHADO

Embora demonstre certa e duvidosa normalidade, o MDB chega às eleições para presidente este ano rachado, depois da decisão de onze partidos não aderirem à candidatura da senadora Simone Tebet.

AGRAVAMENTO

O recorrente casos de infecções e mortes causados pela Covid e outras doenças infecconais, leva o estado de Alagoas a um patamar nada agradável em nível nacional. O Estado, segundo dados do próprio Ministério da Saúde, registrou um incremento de 79% nas mortes pela Covid.

ALERTA

Mais uma vez a Receita Federal vem alertando os contribuintes para golpes que estão sendo aplicados pela internet. Os casos vão de ofertas mirabolantes de produtos fora dos preços de mercado e de anúncios pagos para enganar a população.

REVANCHE

Os velhos embates políticos entre o ex-governador e lideranças políticas do interior, com perseguições e humilhações, estão vindo à tona. Em um dos municípios alagoanos, o troco foi dado, o que causou rebuliço no Palácio República dos Palmares.

INVESTIDA

Inconformados pela perda de espaço espaço político, velhas raposas tentam, até agora sem sucesso, surrupiar os partidos cujos candidatos têm se saído satisfatoriamente até agora nas pesquisas de opinião. O primeiro foi o União Brasil, o segundo o PSB e o terceiro o PSD, na mira dos que se dizem mais espertos.

AUXÍLIO

Em julho, quase 500 mil famílias alagoanas estão cadastradas para receber o benefício do Governo Federal Auxílio Brasil. Os dados são do Ministério da Cidadania, que apontam ainda, que o Nordeste responde a 47% do total de beneficiários de todo o País.

AUXÍLIO 2

No estado de Alagoas, segundo o Governo Federal, são 487.834 famílias que receberão o valor do Auxílio Brasil. O número corresponde aos dados atualizados de julho.

» -A lei proíbe campanha antecipada, mas não é o que se vê nas andanças pelo interior de algumas autoridades. » Quem tomar conhecimento de algumas investidas fora do contexto de alguns candidatos pode acionar o Tribunal Regional Eleitoral. » O presidente do TRE, desembargador Otávio Praxedes, disse que não vai permitir abusos por parte de candidatos. E deve começar a agir já. » Não pegou para a população essa história de o governo do Estado ser o pai da criança na redução do preço dos combustíveis. » Número de inscritos para o Enem em Alagoas cresceu 22,3% este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *