Confira fatos e notícias desta quinta-feira (26)
   26 de maio de 2022   │     7:11  │  0

O temporal que se abateu ontem sobre Maceió complicou ainda mais o trânsito, barreiras deslizaram na parte alta da cidade, muros caíram em Bebedouro e muitas famílias foram socorridas pela Defesa Civil. Afora isso os semáforos na sua maioria não funcionaram e as ruas ficaram completamente alagadas.

A situação no período chuvoso é recorrente e o poder público quase nada pode fazer em uma cidade onde o serviço de drenagem é deficiente, a população não ajuda ao jogar lixo nas galerias e os trabalhos de manutenção andam devagar.

Apreensão

Os moradores das áreas atingidas pela Braskem em torno do bairro do Pinheiro que ainda resistem em ficar em suas residências, foram aconselhadas a se retirarem, mas as dificuldades da obtenção de novas moradias impedem o deslocamento ainda de centenas de pessoas.

Gravidade

Uma das cidades da região metropolitana que mais sofreram foi Rio Largo, onde o nível do rio Mundaú subiu e atemorizou as pessoas que moram nas adjacências. O Corpo de Bombeiros atestou várias ruas inundadas e o socorro de pessoas idosas que ficaram ilhadas por causa das fortes chuvas.

Todo o Estado

As chuvas não ficaram restritas apenas à cidade de Maceió. No interior o temporal provocou alagamento em vários municípios e desde a noite de segunda-feira já choveu próximo a 200 milímetros, o que é considerado forma do normal.

Circulação mantida

Em que pese as fortes chuvas caídas principalmente na região metropolitana a CBTU manteve a regularidade de sua grade horária, com o superintendente Carlos Jorge Cavalcante acompanhando pessoalmente os trabalhos de manutenção das várias equipes escaladas para garantir a segurança dos usuários dos VLT´S.

Sob investigação

A justificativa do governo do estado sobre a compra dos caminhões compactadores com suspeita de sobrepreço de pelo menos 11%, ainda não convenceu os órgãos de fiscalização, que devem abrir procedimentos para investigarem se a licitação ocorreu dentro dos padrões de normalidade.

Denúncia séria

As denúncias feitas pelo superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, são graves e merecem toda a atenção dos órgãos de fiscalização do poder público. Afinal de contas é um técnico que conhece profundamente todos os aspectos técnicos sobre a aquisição de equipamentos pela empresa.

Desvio do Fecoep

Além da suspeita de superfaturamento dos compactadores, pesa sobre o governo de Renan Filho, mesmo autorizado pela Assembleia Legislativa, o desvio de finalidade dos recursos do Fecoep, criado no então governo de Ronaldo Lessa para tirar da miséria famílias que vivem na extrema pobreza.

Suspensas

O prefeito JHC determinou a suspensão de todas as aulas no âmbito do município em consequência das fortes chuvas. Paralelamente 330 homens foram escalados para ajudar na limpeza e desobstrução de ruas e avenidas danificadas pelo temporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *