Confira fatos e notícias desta quarta-feira (27)
   27 de julho de 2022   │     7:19  │  0

Os municípios que foram duramente atingidos pelas chuvas, que decretaram situação de emergência e receberam ajuda do governo federal, terão que disponibilizar informações claras es objetivas sobre e como utilizaram os recursos.

A recomendação para que os municípios estejam atentos é do Ministério Público Federal, o qual, junto com o Tribunal de Contas da União, passem a fiscalizar obras as mais diversas nas regiões atingidas, como recuperação de estradas e socorro às vítimas das enchentes.

AVANÇANDO

O aumento do número de vítimas da Covid nos últimos dias e que tem lotado as unidades de saúde fez com o governo adotasse providências para ampliar o número de leitos no Estado. Associados à gripe e casos de dengue, zica e chikungunya, os casos vêm se avolumando, causando óbitos e internações.

SINAL DE ALERTA

Se depender da ajuda do MDB para se reeleger, o governador Paulo Dantas não está muito bem na fita. No momento, segundo bastidores da política, a prioridade é a eleição do ex-governador e do ex-presidente Lula.

DESCONFIANÇA

Com a entrada de novos personagens na eleição para o governo do Estado, a reeleição do ex-governador está sendo vista com desconfiança pelos próprios aliados.

PESQUISAS ALERTAM

Ultimamente a divulgação de algumas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral demonstram a preferência de alguns candidatos e a recomendação agora, no Palácio República dos Palmares, é pisar no acelerador.

ESCOLHA DOS VICES

A maioria dos candidatos ao governo ainda não definiu os nomes dos vices, o que deve ocorrer paulatinamente no decorrer desta e da próxima semana. As alianças, contudo, vão de vento em popa.

ADIADA

A convenção do MDB marcada para esta quarta-feira sofreu acidente de percurso e somente deverá ser realizada no dia 5 de agosto. Em disputa, a indicação de Simone Tebet como candidata presidente da República, que vai de encontro ao apoio a Lula pelo senador Renan Calheiros.

PRESTÍGIO

O número de pessoas que foram até o Tribunal de Justiça acompanhar a posse do novo desembargador Fábio Ferrario na última segunda-feira demonstrou o apreço da comunidade jurídica com o novo integrante do TJ. Com diversas autoridades e galerias lotadas, Ferrario entra na magistratura com o pé direito.

RECONHECIMENTO

Finalmente, depois de muita luta, os aprovados no concurso para Bombeiro Militar devem iniciar o curso de Formação de Oficiais e Praças. Isso só foi possível devido à decisão da Justiça e à pressão exercida diuturnamente por todos os candidatos.

SERVIÇOS ONLINE

Cerca de 8 em cada 10 órgãos federais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público ofereceram pela internet os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos em 2021. A taxa (76%) apresenta um acréscimo de 22 pontos percentuais na comparação com os 54% registrados no levantamento anterior, feito em 2019, antes de a pandemia de covid-19 avançar no país.

SERVIÇOS ONLINE 2

Nos estados, o crescimento da oferta desse tipo de prestação de serviço aumentou 14 pontos percentuais, passando de 31% para 45% entre 2019 e 2021. Os dados fazem parte da 5ª edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, publicada ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *