Confira Fatos e Notícias deste fim de semana
   21 de janeiro de 2023   │     9:27  │  0

Pode parecer exagero, mas não é o caso da contratação de R$ 40 milhões para uma empresa de coleta de lixo em Arapiraca, mas, sobretudo, da falta de respaldo legal para as execuções financeiras.

Sem licitação, o que está sendo apurado pela Comissão Parlamentar de Inquérito, é sinal mais grave da administração do prefeito Luciano Barbosa, o qual, mesmo incomodado, tenta passar a impressão de ignorar as ações demandadas pela CPI. A comprovação da falta de amparo da lei, é um problema que somente será revelado por ocasião do relatório final, que apura possível improbidade administrativa na administração municipal.

Fervendo

O aparente racha entre o Partido dos Trabalhadores, em Alagoas, abre a primeira dissidência na agremiação, onde uma das partes reivindica a participação de cargos no governo ou pelo menos sua opinião sobre as indicações. Antes das eleições, entretanto, o partido já estava praticamente dividido, com a ala majoritária sendo creditada ao deputado federal, Paulão.

Dividido

Daqui pra frente, todavia, ninguém sabe ao certo como ficará o PT e os seus protagonistas, muito embora todos eles, sem exceção, são apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo jeito que vai, a tropa tem que sentar à mesa para acertar os ponteiros, para não terem mais turbulências daqui pra frente.

Divergências

Nos bastidores, alguns integrantes do PT criticam as posições tomadas por um grupo que não representa a ala do partido mais forte, o que tem gerado desgaste interno entre seus filiados. Opositores, confidenciam que os dissentes patrocinam um linchamento público, mas que não reflete, no momento, a mesma opinião partidária. Ou seja, o racha entre os grupos está muito longe de ser resolvido.

Acelerando

A duplicação de duas rodovias em Alagoas vai voltar a ser prioridade do governo de Paulo, afora àqueles que estão sob a gestão do governo

federal. Como o ministro dos Transportes se disse comprometido com Alagoas, as obras planejadas devem sair do papel.

Qual a solução?

Os constantes super engarrafamentos vividos pela população nas duas principais avenidas de Maceió, a Fernandes Lima e Menino Marcelo, mais conhecida como Via Expressa, parecem não ter fim. Se não existe uma saída técnica, por que não projetar viadutos que possam, a exemplo do Rio de Janeiro, desafogar o tráfego?

Muito longe

Esperar uma solução por parte da Braskem para recuperar os bairros atingidos pela mineração, ainda vai demorar e muito. Ninguém pode prever, enquanto se processa os fechamentos das minas de salgema, quando a área será liberada o que pode levar anos.

Trânsito complicado

A realização de obras do projeto Renasce Salgadinho que segundo a prefeitura vai resolver o problema da poluição, tem provocado transtornos no já caótico trânsito da região. As reclamações são inúmeras e o município ainda não disse quando o projeto será finalizado.

Aguardando

A deputada Jó Pereira que encerra o mandato em 31 de janeiro, deve ser indicada para algum órgão público logo em seguida, podendo até participar do time que está sendo escalado pelo prefeito JHC.

Encaminhado

Se não houver qualquer contratempo o deputado Marcelo Victor será reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro, data em que tomarão posse os novos parlamentares. Baseado em decisão do Supremo Tribunal Federal, há o entendimento de Victor pode, sim, concorrer a outra eleição.

-Ainda repercute positivamente a Lei Delegada do governador Paulo Dantas que equiparou o salário dos jornalistas vinculados à Secom com o mercado local.

– A disputa para a prefeitura de Maceió em 2024 será acirrada. Em campo, o governador Paulo Dantas, a família Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

-O ministro dos Transportes, Renan Filho, pretende recuperar a malha viária federal e gerar emprego e renda para os alagoanos.

-As operações policiais esfriaram um pouco, mas há rumores de que vem mais alguma coisa por aí por esses dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *