Confira fatos e notícias desta terça-feira (20)
   20 de junho de 2023   │     9:55  │  0

O governador Paulo Dantas ignorou a estimativa do ex-secretário da Fazenda George Santoro – que vaticinou que o servidor público estadual não teria reajuste salarial em 2023- e surpreendeu anunciando o aumento na semana passada.

Respaldado nos estudos técnicos, mas numa decisão eminentemente política, o governado dissolve a pressão do funcionalismo e se robustece com relação as eleições de 2024. Dantas tem surpreendido por sua habilidade política, cozinhando quando necessário e chegando junto ao servidor no tempo certo.

Às vésperas de uma eleição, fundamental para o planejamento de 2026, o governador Paulo Dantas aumenta seu poder de fogo junto ao eleitorado e navega na tranquilidade de que até o próximo ano conta com um potente aliado. Ele tem demonstrado tomar as decisões na hora certa e parece não estar precisando mais de conselhos políticos para seguir em frente.

ESCLARECENDO

A Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes anunciou, no final de semana, que o projeto de armazenamento de ácido sulfúrico no Cais do Porto de Maceió, é seguro e vai, ainda mais, contribuir para o desenvolvimento de Alagoas

DISTÂNCIA

Entre justificar e realizar na prática o projeto, a Timac vai ter ainda que dar muitas explicações para uma população ressabiada da recente tragédia que se abateu sobre o bairro do Pinheiro provocada pela Braskem. Além do Ministério Público, a empresa deve tentar convencer outras instituições e até mesmo um bloco de vereadores da Câmara Municipal, que vêm um prato cheio para a campanha eleitoral

FERVENDO

Vai depender do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) a decisão de consentir ou não a instalação de um depósito de ácido sulfúrico no Cais do Porto. O projeto, que encontra reação das mais variadas instituições, tomou conta da cidade depois da tragédia provocada pela Braskem, que atingiu milhares de pessoas em cinco bairros da cidade.

ECONOMIA

A construção de um terminal para armazenamento do ácido sulfúrico no Cais do Porto, vai beneficiar, sobretudo, a Timac, que encurtará o transporte de 591 quilômetros para apenas 36. Um baita de um negócio, caso a segurança do manuseio do produto esteja em primeiro lugar.

RISCOS

Com grande repercussão, o projeto de armazenamento de ácido sulfúrico tomou conta da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa. Mesmo garantindo segurança total, como aconteceu no início da implantação da então Salgema, onde deu no que deu, as reações são amplas e irrestritas..

RECEIO

Entre a população existe um grande temor na instalação do terminal, o que tem gerado ampla discussão e preocupado ambientalistas e órgãos de controle, como a Gazetaweb explicou didaticamente no final de
semana.

MEIO AMBIENTE

Pouca gente sabe, mas, em um período de seis meses, a prefeitura de Maceió retirou mais de 400 toneladas de lixo da Lagoa Mundaú. Os serviços foram realizados por meio de um sistema de Ecoboats, ou seja, barcos destinados exclusivamente para este tipo de operação.

DESCARTÁVEIS

De acordo com a prefeitura, objetos descartáveis são os mais comuns encontrados na lagoa, evidenciando o descarte irregular por boa parte da população. Com a poluição, o reflexo recai na escassez de peixes e crustáceos que alimentam dezenas de milhares de famílias residentes às margens da lagoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *