Confira fatos e notícias desta quinta-feira (22)
   22 de junho de 2023   │     7:24  │  0

Subordinada à unidade de Natal, no Rio Grande do Norte, a administração do Cais do Porto de Maceió pouco ou nada pode fazer para influir na possível instalação e armazenamento de ácido sulfúrico, fato que tanto tem amedrontado a população da capital alagoana.

Aprovados os estudos pelo governo federal, mas dependendo exclusivamente de pareceres dos órgãos ambientais, a instalação encontra muitas resistências a partir de boa parte da Câmara de Vereadores e da própria sociedade, que acende um sinal de alerta depois da tragédia do afundamento de bairros pela mineradora Braskem.

Como o caso ganhou ampla repercussão e já chegou até a ministérios em Brasília, a empresa francesa Timac, que deseja comercializar o produto para ajudar na produção de fertilizantes em Alagoas, ainda tem um longo caminho a percorrer.

DE FORA

A prefeitura de Maceió se apressou em informar que em nenhum momento expediu autorizações ambientais para a instalação e armazenamento de ácido sulfúrico no Cais do Porto. Ou seja, querem confundir a situação.

DISCUSSÃO

O vereador Rodolfo Barros, do PSB, contestou a versão do senador Renan Calheiros, MDB, de que o prefeito de Maceió queria transformar a capital de Alagoas em uma Chenorbyl. E lembrou que a licença ambiental é de competência do Instituto do Meio Ambiente, ou seja, do governo do Estado.

PRECISANDO MELHORAR

A maratona de cirurgias do governo do Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, avançou consideravelmente na capital e no interior, mas ainda está muito longe de atingir as metas projetadas. Ainda existem pacientes que lutam há anos para serem submetidos a uma cirurgia, sem sucesso.

ANTECIPOU

O governador Paulo Dantas, depois de anunciar o reajuste dos 5,79% para os servidores públicos que começa a ser pago em outubro, completou a dose antecipando para amanhã, sexta-feira, o pagamento dos salários de junho.

ALERTA

A Vigilância sanitária do município de Maceió, que tem feito fiscalizações em bares, restaurantes e locais de shows, tem aumentado a presença nos locais públicos para evitar que alimentos sejam consumidos de forma irregular neste São João.

AÇÃO PARLAMENTAR

O deputado Arthur Lira fez questão de informar que sua atuação na Câmara dos Deputados permitiu que mais de 16 mil famílias em Maceió fossem beneficiadas com a casa própria desde o governo de Cícero Almeida. E revelou que a carência de habitações no Estado chega a 100 mil.

COMENDAS

A Câmara Municipal de Maceió não tem economizado nos últimos dias a concessão de comendas para personalidades que, a princípio, contribuíram de uma forma ou de outra para a capital do Estado.

DINHEIRO NO BOLSO

A velha disputa entre o município e o governo do Estado tem beneficiado os servidores públicos. Amanhã, os servidores estarão com dinheiro na conta, numa antecipação dos salários do mês de junho.

ERRAMOS

Por uma falha de revisão, o título da chamada de capa da edição dessa quarta-feira (21) sobre o jogo da Seleção Brasileira contra o Senegal saiu com um “e” duplicado e, no texto, foi usado o termo “sobre” quando deveria ter sido usado “sob”. Pedimos desculpas aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *