Confira fatos e notícias desta quinta-feira (17)
   17 de agosto de 2023   │     8:34  │  0

O reajuste nos preços da gasolina e do diesel, que passaria a vigorar ontem, quarta-feira, de acordo com a Petrobras, foi antecipado nas bombas desde o início da semana, mesmo sem autorização oficial. Ou seja, pareceu que alguns empresários consultaram a sua bola de cristal.

Já no final de semana, os preços começaram a ser alterados em muitos postos de combustíveis, aproveitando a ausência de fiscalização por parte dos órgãos competentes. Ou as informações do reajuste vazaram pelos órgãos do governo, ou os empresários adivinharam o que iria acontecer.

Para quem se sobrepõe às normas legais, nada mais justo do que uma punição exemplar, já que isso é visto como uma exploração ao consumidor, que é obrigado a abastecer os seus veículos. Que o Procon e a própria Agência Nacional do Petróleo, através de suas regionais, atuem mais efetivamente.

INSATISFAÇÃO

Consumidores da gasolina e diesel estão surpresos com os aumentos considerados altos – principalmente os caminhoneiros -, cujo percentual de reajuste deverá influir no frete de cargas pesadas por todo o Brasil.

OPERAÇÃO FRIDA

A Polícia Civil de Alagoas colocou ontem pela manhã nas ruas 160 agentes para prender 32 pessoas acusadas de violência doméstica. Autorizadas pela Justiça, as prisões ocorreram por agressões físicas, ameaças, lesão contra o patrimônio e outros delitos. Comandada pela delegada Ana Luiza Nogueira, essa foi a maior operação realizada até hoje em Maceió e região metropolitana.

COMBATE AO CRIME

A megaoperação realizada ontem está dentro da programação do Agosto Lilás, em que a polícia, autorizada pela Justiça, faz um combate direto no enfrentamento à violência doméstica que tem crescido nos últimos meses em Alagoas.

ELEIÇÃO DO CREMAL

Numa disputa acirrada, a atual administração do Conselho Regional de Medicina de Alagoas venceu as eleições com 57,12% dos votos, contra 42,88% da chapa 2. Foi a eleição mais concorrida durante os últimos 20 anos. Ao todo votaram mais de 500 médicos em todo o Estado.

AVANÇO

Embora com dificuldade, o governo avançou nas propostas para os servidores do magistério estadual e, além do reajuste, propôs a valorização do funcionalismo. Essa nova iniciativa visualiza o encerramento do movimento grevista, que espera até amanhã por uma decisão do governo de antecipar ou não o reajuste de 5,79% de uma só vez.

ALERTA

Mesmo que entenda as justas reivindicações dos servidores da Educação, o governo assegura que não pode ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, sob pena de duras punições que serão aplicadas pela legislação vigente.

ABUSO

O poder público deve reforçar o policiamento nos estacionamentos nas ruas e avenidas onde os flanelinhas ditam as regras. Coagindo os proprietários de veículos psicologicamente, eles chegam a cobrar até R$ 30 em eventos culturais. A Polícia Militar e a Guarda Municipal deveriam prestar mais esse serviço à população.

REFORMA MINISTERIAL

Está marcada para hoje a reforma política que o presidente Lula fará no governo para abrigar novos ministérios com a presença de aliados do Centrão. Na pauta, dois ministérios, além do comando da Caixa Econômica Federal e da Funasa. O encontro entre Lula e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, deve acontecer durante o dia de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *