Confira fatos e notícias desta terça-feira (31)
   31 de outubro de 2023   │     7:56  │  0

Aguardado com grande expectativa, o governo federal anunciou ontem, em um encontro no Centro de Convenções com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Governador Paulo Dantas, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ministro dos Transportes, Renan Filho, e outras autoridades, o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC para o estado de Alagoas.

Entre os grandes investimentos que serão feitos a partir de agora, constam a aplicação de mais de R$ 15,4 bilhões, que vão contemplar a duplicação de quatro trechos da BR-101, a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió, a construção do novo hospital metropolitano do Agreste, em Arapiraca, a retomada das obras do Canal do Sertão e construção de mais de 11 moradias do Minha Casa, Minha Vida.

SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO

Reunindo aliados e adversários políticos, o evento promete instalar em Alagoas um verdadeiro canteiro de obras com a geração de emprego e renda para milhares de alagoanos. Mesmo com o anúncio ainda um pouco atrasado, algumas obras já estão em andamento, e o ritmo deverá ser acelerado a partir de agora.

NO PROJETO

Além das obras supramencionadas, o PAC também garante recursos para a adequação da BR-104 entre Messias e São José da Laje e do Pilar a Palmeira dos Índios e investimento para o transporte ferroviário, com a realização de estudos para novas concessões da Malha Nordeste.

MESMO PALANQUE

Renan Calheiros e Arthur Lira – embora distantes politicamente – estiveram lado a lado no lançamento do PAC que contou também com a presença do ministério dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

COMPROMISSO

Esquivando-se em tratar de assuntos políticos como eleições no próximo ano e perspectiva para 2026, Arthur Lira disse apenas que estava comemorando naquele momento especial a programação para a realização de dezenas de obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

ÁGUA FRIA

Os últimos laudos apresentados sobre a compra do Hospital do Coração e a manifestação do Ministério Público de Contas desestimularam o grupo de vereadores da oposição na Câmara de Maceió. Mesmo assim o assunto deverá voltar à tona nos próximos dias.

SEM INVESTIGAÇÃO

O desembargador Celyrio Adamastor, relator do processo no Tribunal de Justiça, garantiu nos autos de que o processo não representa a existência de um procedimento investigatório contra JHC, mas apenas um pedido inicial de autorização para instaurar o procedimento, se for o caso.

VITÓRIA

Um decreto que isenta o pagamento do ICMS para pecuaristas alagoanos que desejem abater seu gado em Pernambuco foi a surpresa feita pelo governador Paulo Dantas no final da Expoagro para a categoria, que já vinha reivindicando esse benefício a vários anos.

ESFORÇO

Para o governo, essa decisão foi o resultado de muitos entendimentos entre os deputados estaduais, produtores e as secretarias da Fazenda dos estados

GARANTIDA

Durante o evento que levou milhares de alagoanos à exposição, o governador Paulo Dantas ainda anunciou o lançamento da pedra fundamental do prédio-sede da Embrapa em Alagoas. A solenidade está marcada para o próximo dia 13 e deverá contar com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e da presidente da empresa, Sílvio Massruhá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *