Sem perder o foco na Braskem, Renan Calheiros quer auditoria em AL e CPI em Brasília
   16 de novembro de 2023   │     7:50  │  0

Mesmo convalescendo de uma cirurgia e do insucesso de investigar a prefeitura de Maceió sobre a compra do Hospital do Coração, o senador Renan Calheiros não tem perdido o foco. Quer, agora, que o Ministério Público realize uma auditoria técnica na Braskem antes mesmo de ser instalada a CPI proposta por ele no Senado Federal.

O senador alega a ocorrência de dois acidentes graves na empresa em apenas um ano e é necessário que a empresa explique os procedimentos de segurança que estão sendo operacionalizados para evitar acidentes.

Na auditoria, o senador também pede a intervenção do governo do Estado para que mobilize uma força tarefa da Defesa Civil, bombeiros, engenheiros e especialistas na área para avaliar a situação.

Ou seja, não quer esperar a CPI que parece tem dificuldades de ser instalada.

CAIXA PRETA

Inconformado como as vítimas do desastre estariam sendo tratadas, o senador quer “abrir a caixa-preta da empresa e para que todos saibam como ela gastou o que disse que gastou”, além, é claro, da segurança das unidades, que podem afetar milhares de alagoanos em caso de desastre.

MUDANDO DE FOCO

Como a investigação solicitada para investigar a prefeitura de Maceió foi barrada pelo Tribunal de Justiça, que não viu motivos para tal, o presidente do diretório regional do MDB mudo de rumo e, enquanto a CPI está em stand by, tenta provocar novos fatos contra a Braskem.

DIFÍCIL

Como a solicitação para uma auditoria técnica nas instalações da empresa em caráter emergencial é praticamente impossível, pois vai depender do Ministério Público, o senador Renan Calheiros pelo menos não deixa morrer o assunto.

VASCULHANDO

O mais interessante, porém, seria a instalação da CPI que foi aprovada pela maioria dos senadores. Com esse instrumento se poderia chegar à revelação de quanto foi gasto com as indenizações, o que ainda falta, como andam as minas que ainda têm causado tremores na região do Pinheiro e quais as atividades da empresa em doações para candidatos durante as últimas eleições.

AVANÇANDO

Enquanto a oposição aperta o cerco, o prefeito JHC melhora ainda mais sua situação política com relação às próximas eleições. Lidera folgado com mais de 50% de preferência do eleitorado, seguido pelo deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça, enquanto prováveis candidatos do governo patinam em percentuais mínimos.

EM FRENTE

O deputado federal Paulão, do PT, que já declarou ser pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026, não tem dado mostras de que está preocupado com Renan Calheiros nem com o deputado federal Arthur Lira, Presidente da Câmara Federal, Segue em frente dando apoio a alguns municípios, a exemplo de Maceió e Arapiraca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *