Estado e Município discutem fatia de dinheiro liberado pela BRK
   26 de dezembro de 2023   │     7:54  │  0

Além de travarem uma disputa sobre quem é quem nesse processo de rompimento da mina 18 da Braskem, Estado e Município discutem sobre quem ficará com a maior fatia do dinheiro disponibilizado pela BRK Ambiental, cuja divisão continua incerta.

A questão é mediada pelo Supremo Tribunal Federal, que sugeriu a divisão dos mais de R$ 800 milhões da programação entre os municípios da Região Metropolitana, mas ainda não foi batido o martelo.

O governo do Estado propôs fazer o rateio de R$ 600 milhões e conseguiu a assinatura de concordância de 11 dos prefeitos. Os de Maceió e Murici não aceitaram.

DIFICULDADE

Como o governo estadual não está muito satisfeito com a divisão da grana, que representaria alívio para
os cofres públicos, espera-se que muito em breve o assunto seja definitivamente resolvido. Mais uma vez, caberá à decisão aos membros do STF, doa a quem doer.

ONDA GIGANTE

Em meio a todo esse tiroteio que vai se acentuar com a chegada do ano eleitoral, a operação da Polícia Federal que atingiu o coração da Braskem é outro ingrediente indigesto para muita gente. As investigações policiais deixaram muita gente sem dormir nos últimos dias.

EXPECTATIVA

A operação da Polícia Federal, que veio robustecer as acusações contra a Braskem, também deve atingir autoridades que possivelmente foram omissas durante todo esse tempo.

OMISSÃO

A gravidade da apuração da Polícia Federal bate à porta de dirigentes da empresa, que supostamente teriam omitido laudos técnicos verdadeiros sobre a prospecção do sal-gema na área do Mutange e adjacências.

PREVISÃO

Para observadores políticos, os alvos remontam ao ano de 1976, quando a antiga Salgema recebeu autorização para extrair o produto no subsolo da região da lagoa Mundaú. Governos que passaram ao longo dos tempos, segundo avaliações, teriam culpa no cartório. Resta saber quem será responsabilizado pela tragédia.

VIGILANTE

Enquanto o senador Renan Calheiros se movimenta de um lado fustigando o caso, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, mexe do outro. Ou seja, uma disputa de gigantes no Planalto Central.

ALTERNATIVAS

Alguns supermercados de Maceió abriram ontem suas portas, em que pese o anúncio de que não funcionariam no dia 25. E o movimento foi muito bom, admitiram alguns empresários. Nas ruas, o movimento de veículos foi moderado, mas a movimentação surpreendeu principalmente quem passava pela parte alta da cidade.

SEM ANORMALIDADE

Com poucas ocorrências, os registros policiais ficaram dentro do previsto, sem maiores consequências. Chuvas ocasionais também caíram no período da tarde, mas nada que pudesse causar danos. Bancos, shoppings e lotéricas retornar hoje às suas atividades.

PLANOS DE CARGOS

O governador Paulo Dantas sancionou, na sexta-feira (22), os projetos de lei que revisam os Planos de Cargos e Carreiras dos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além disso, Paulo assinou o projeto de lei que prevê o pagamento de um abono salarial aos servidores da Educação. Com a revisão do PCC, servidores da Educação que fazem doutorado passam a ter 20% a mais no salário, contra 6% do plano anterior. Já quem faz mestrado receberá, a partir de agora, um reajuste de 10%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *