Fatos e Notícias deste fim de semana
   7 de maio de 2022   │     11:20  │  0

O caldeirão político ferveu esta semana depois do embate entre situação e oposição para indicar o governador-tampão e vice e ainda as denúncias de favorecimento das emissoras de rádio ligadas ao ex-governador Renan Filho, que torrou nos últimos dois anos mais de R$ 1,2 milhão em propagandas oficiais.
Como o caso é grave do ponto de vista de improbidade administrativa, é de se esperar que os Ministérios Público do Estado e de Contas abram procedimento investigativo para apurar a realidade dos fatos.
Gravidade
No relatório feito pelo deputado Davi Maia, se chegou à conclusão de que a Secretaria de Comunicação “realizou pagamentos ilegais a empresas de comunicação de propriedade do Governador de Alagoas, do Vice-Governador e da esposa do Governador, razão pela qual se pode concluir pela caracterização de indícios de que houve a prática de possíveis atos de improbidade administrativa e de crimes de responsabilidade pelo Secretário de Comunicação e pelo Governador de Alagoas”.
PF na cola
O gasto de R$ 1,2 milhão nas emissoras de rádio do ex-governador durante a pandemia, já está sendo apurado pela Polícia Federal através de ação proposta pelo Ministério Público. O ex vai ter que explicar direitinho como foi feita a transação, ou simplesmente tirar o corpo e atribuir as operações aos seus auxiliares.
Em segredo
O inquérito que tramita em segredo na área federal deve ser revelado sobre o seu andamento nos próximos dias. Até lá a Polícia Federal mergulha nas investigações e apura a responsabilidade do ex-governador no gasto do dinheiro público supostamente desviado para outra finalidade.
Querendo abafar
Como o assunto do beneficiamento de suas empresas na área de comunicação é indigesto, o ex-governador insiste em travar luta pública com outras lideranças políticas certamente para desviar a atenção da população, o que não está conseguindo devido à grande repercussão do caso.
Inquérito paralelo
Enquanto a PF apura o caso das emissoras de rádio do ex-governador, outro inquérito anda a passos largos. Trata-se daquele, durante a pandemia, que apura extravagâncias e pagamentos irregulares no serviço de saúde. Folhas superfaturadas, plantões inexistentes, pagamentos a pessoas privilegiadas e servidores fantasmas. Tudo isso com dinheiro destinado ao combate da pandemia.
Apontados
Além do ex-governador, autoridade maior do estado, o ex-secretário de Saúde Alexandre Ayres também deverá responder às denúncias formalizadas pelo deputado Davi Maia e que estão sendo apuradas pelo Ministério Público.
Tudo em casa
A indicação de Renata Calheiros para a suplência na chapa do Senado pelo ex-governador, parece ser favas contadas, embora não tenha consultado o eleitorado alagoano. Nos bastidores políticos circulam os comentários de que o ex é guloso e projeta, se eleito fosse, voltar a governar o Estado de Alagoas.
Aumento
Com uma prestação de serviço que deixa a desejar, a Equatorial surpreendeu na terça-feira seus usuários com um aumento na conta de energia de quase 20%. Tudo compreensível, se a oferta de energia fosse segura, sem interrupções.
A novela continua
Ainda sem definições sobre a definição por parte do Supremo Tribunal Federal sobre as eleições indiretas para a escolha do governador e vice tampão. O tumultuado processo eleitoral ninguém sabe quando terminará.

-Aliados do deputado Paulo Dantas esperam que o ministro Gilmar Mendes encontre uma solução para os próximos dias e a Assembleia Legislativa possa votar os nomes do governador-tampão e vice.
-A perspectiva é de que o STF faça algumas correções no edital, ajuste procedimentos e conceda um prazo de três a quatro dias para a realização das eleições.
-O governador Klever Loureiro, embora tenha pouco tempo à frente do governo está fazendo modificações que ninguém esperava.
-Incomodado, o governador cortou logo o mal pela raiz e demitiu toda a cúpula da Secretaria da Fazenda, a começar pelo titular da pasta, George Santoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *